F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

A estreia-surpresa de Giovinazzi ou de como ainda há «contos de fadas» na Fórmula 1!

E se o piloto do dia, apesar da supersónica «pole» de Hamilton, da réplica de Vettel, da espantosa volta de Grosjean e outras boas actuações na qualificação, fosse um piloto que nem ao Q2 passou, eventualmente por causa de um erro próprio na penúltima curva da pista de Albert Park?! Estranho, não é? Mas o que Antonio Giovinazzi fez hoje em Melbourne é digno dos maiores elogios e de grande atenção das várias equipas do pelotão da F1… apesar de já estar sob contrato com a Ferrari!

«A Ferrari e o meu ‘manager’ mandaram-me uma mensagem ontem à noite mas eu já estava a dormir, por isso só a vi hoje de manhã. Ainda pensei que fosse alguém a meter-se comigo, uma brincadeira… Mas depois percebi que era a sério e vim a correr para o circuito para falar com os engenheiros!». Foi assim, na própria manhã da qualificação, que Giovinazzi soube que iria fazer o seu primeiro Grande Prémio, no lugar de Pascal Wehrlein! Numa pista que não conhecia e num carro em que fizera algumas voltas de testes em Barcelona, também por ausência de Wehrlein…

Giovinazzi já dera nas vistas em anos anteriores, em especial no ano passado quando lutou pelo título de GP2 com Pierre Gasly (piloto de reserva da Red Bull) até à última prova. O seu «manager» andou a falar dele a várias equipas de F1 mas nenhuma mostrou interesse. Mas bastou a Mercedes fazer perguntas sobre a sua carreira para a Ferrari se atirar para a frente e contratá-lo como piloto de reserva para este ano! Era nessa qualidade que estava em Melbourne…

O italiano vestiu rapidamente o fato da Sauber, trocou umas palavras com os engenheiros, meteu-se no carro, foi descobrir a pista e, no primeiro treino livre de apenas uma hora, ficou a 1,1 s do colega de equipa. Veio a qualificação e, no Q1, esteve quase sempre à frente de Ericsson e chegou a estar dentro do Q2, onde o sueco viria a acabar. Só um exagero na penúltima curva lhe estragou uma volta em que ia melhorar a sua marca, ficando a 0,18 s de Ericsson… Uma estreia fenomenal!

«Hoje realizei um dos meus sonhos e terminar à porta do Q2 a dois décimos do meu colega de equipa, numa pista que nem conhecia hoje de manhã, só me pode deixar satisfeito», dizia Giovinazzi que até foi o melhor «rookie», perante o mau tempo de Lance Stroll… «Talvez com mais uma sessão de treinos baixasse aquele tempo mas, para ser honesto, foi muito melhor do que esperava!».

E assim será o primeiro piloto italiano a partir para um Grande Prémio desde… 2011 (Jarno Trulli)! «O meu objectivo é não cometer erros… Estou a substituir o Pascal que é mais experiente que eu e foi seguramente isso que me levou àquele exagero no Q1, à procura do limite do carro». Com Giovinazzi a andar assim e se não se põe rapidamente em boas condições físicas, Pascal Wehrlein que se cuide!!

Partilhar Notícia.