F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Da Porsche para a Toro Rosso, já há substituto para Gasly

Pode parecer uma completa surpresa mas é, afinal, um regresso a um passado já algo distante e, no fundo, o encerrar um capítulo que ficou mal acabado… O neozelandês Brendon Hartley, vencedor das 24 horas de Le Mans deste ano e líder do Mundial de Resistência, como piloto oficial da Porsche, irá ocupar o lugar de Pierre Gasly na Toro Rosso, no G.P. dos Estados Unidos.

O francês terá de faltar à prova norte-americana por a Honda fazer questão que ele discuta até ao fim o título da Super Formula, no Japão, onde está a apenas meio ponto do primeiro lugar, ocupado por um piloto da Toyota… E cuja derradeira corrida se realiza no mesmo fim-de-semana, em Suzuka. Como Daniil Kvyat está de regresso para «tapar» a saída de Carlos Sainz para a Renault, a Toro Rosso ficou com um problema para resolver, mas encontrou a solução em Hartley, este fim-de-semana a correr em Fuji (Japão), na última prova do WEC.

Surpreendente a escolha? Hartley foi piloto do Red Bull Junior Team e chegou a ser piloto de reserva da Red Bull e Toro Rosso em 2009 e 2010, além de ter feito testes com a Toro Rosso. É, aliás, bem curiosa a foto que publicamos da «turma» de 2010 em que apenas Hartley não chegou à F1, vendo-se Sainz, Vergne, Kvyat e Ricciardo! Foi, pois, um capítulo que ficou «por escrever», tendo Hartley guiado pela última vez um F1 em 2012… com a Mercedes, no festival de Goodwood e num teste em Magny-Cours.

«Que sensação incrível!», declarou o neozelandês de 27 anos. «Esta oportunidade foi uma autêntica surpresa mas, no fundo, nunca desisti da minha ambição e do meu sonho de criança de chegar à F1. Cresci e aprendi tanto desde os dias em que fui piloto de reserva da Red Bull e Toro Rosso e os tempos duros por que passei tornaram-me mais forte e ainda mais determinado».

Após a corrida de Fuji, Hartley deverá passar dois dias intensos no simulador da Red Bull, antes de voar para os «States», passando três fusos horários bem diferentes num curto espaço de tempo… «Gosto imenso da pista de Austin e ainda recentemente lá corri. Estou a tentar não colocar demasiadas expectativas na minha estreia na Fórmula 1, mas sinto-me pronto!».

Ou seja, do Japão para os Estados Unidos, saem Sainz e Gasly, entram Kvyat e Hartley. A última vez que uma equipa mudou a sua dupla de pilotos com a época a decorrer foi… em 1994, quando a Lotus trocou, do Estoril para Jerez de la Frontera, Johnny Herbert e Philippe Adams por Alex Zanardi e Eric Bernard, num ano em que alinhou seis pilotos, entre os quais Pedro Lamy. Já agora, sendo Hartley e Hulkenberg vencedores das 24 Horas de Le Mans, há já vinte anos que não havia dois vencedores da clássica francesa na grelha, desde Wurz (Benetton) e Herbert (Sauber), em 1997!

Partilhar Notícia.