F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Decisões na Sauber: Honda ou Mercedes em 2018? Giovinazzi ou Wehrlein na China?!...

Abril arranca agitado para os lados da Sauber, sendo um mês de decisões complexas, uma voluntária, outra nem tanto… Que piloto colocar no segundo carro no G.P. da China, já na próxima semana? E que motor utilizar no Mundial do próximo ano? A primeira questão é de resposta urgente, a segunda terá de ficar definida até ao final do mês, mas parece que a Ferrari é «carta fora do baralho»…

Pascal Wehrlein parece não estar ainda em condições de ocupar o seu lugar na equipa suíça e, para mais, ficou positivamente impressionada com a actuação de Antonio Giovinazzi na Austrália… e com toda a razão! Devido à longa paragem pela lesão contraída na Corrida dos Campeões, o alemão estará ainda longe da sua melhor forma física… Percebe-se agora porque, na segunda sessão de testes de Barcelona, Wehrlein nunca chegou a cumprir a distância de um Grande Prémio, fazendo apenas meias jornadas. O que corre, neste momento (embora ainda estejamos a quase uma semana de distância) é que o alemão poderá ter de falhar a corrida da China e até a do Bahrain, logo na semana seguinte!

O único problema para a substituição era a concordância da Ferrari, já que Giovinazzi é piloto de reserva da Scuderia que tinha outros planos para ele, mostrando-se relutante em autorizá-lo a correr pela Sauber. Porque contava usá-lo nos testes que se realizarão logo a seguir ao G.P. do Bahrain e se Giovinazzi fizer mais corridas pela Sauber ficará inelegível para participar nesses testes, supostamente destinados a jovens pilotos. No entanto, a Ferrari já terá autorizado Giovinazzi a alinhar pela Sauber, caso a equipa suíça precise de substituir Wehrlein.

Quanto à questão dos motores, a Sauber está em negociações com a Honda para fornecimento de motores em 2018, mas também considera a hipótese da Mercedes. Parece que a Ferrari, que fornece a escuderia suíça desde 2011, é que estará afastada. «Apenas posso dizer que estamos a falar com eles», disse Monisha Kaltenborn, directora da Sauber, relativamente à Honda. «Mas estamos abertos em relação aos motores. Temos várias opções, a Mercedes também é uma possibilidade, mas ainda não nos decidimos».

Kaltenborn sabe, contudo, que terá de tomar uma opção até ao final do mês. Porque em Maio começa a ser altura de pensar no carro do próximo ano mas, acima de tudo, o regulamento desportivo estabelece que os construtores de motores têm de notificar a FIA das equipas que irão fornecer até ao dia 6. «Sabemos que a decisão tem de ser tomada em breve e, claro, quanto mais depressa tivermos uma situação clara, melhor para o nosso trabalho de desenvolvimento para 2018».

Partilhar Notícia.