F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA regulamenta motores-cliente… e dá uma ajuda à Red Bull

A Federação Internacional do Automóvel acaba de estabelecer que, no próximo ano, os motores que os quatro fabricantes fornecerão às equipas eventuais clientes (falta saber se Honda e Renault terão) têm de ter as mesmas especificações dos utilizados pelas equipas oficiais! Esta é uma «bomba» que contraria o que a Ferrari já tinha prometido à Toro Rosso (motores sim mas com as especificações de 2015) e vem dar uma enorme ajuda nas negociações da Red Bull em busca de um motor para a próxima época!

Segundo o artigo 23.5 do novo regulamento desportivo, aprovado no final de Setembro mas só agora revelado, «apenas os grupos propulsores idênticos ao que for homologado pela FIA (…) poderão ser utilizados em competição para as épocas 2016-2020 do campeonato do Mundo de Fórmula 1». Isto impede, portanto, qualquer fabricante de fornecer motores de especificações deste ano para a próxima temporada, tendo de entregar às equipas-clientes propulsores semelhantes ao que for homologado a 28 de Fevereiro.

É óbvio que, depois, haverá sempre diferenças possíveis de virem ao de cima, seja no mapeamento electrónico do motor, seja até nos combustíveis usados, campo em que se tem centrado, nos últimos tempos, grande parte dos ganhos da potência.

Por outro lado, a FIA recorda que há sempre a hipótese de contornar aquele novo artigo do regulamento desportivo: «Este regulamento desportivo foi publicado a 30 de Setembro de 2015 e só poderá ser alterado, após estada data, com o acordo unânime de todas as equipas inscritas no campeonato de 2016». A verdade é que já houve algumas equipas que se mostraram dispostas a aceitar motores com as especificações de 2015, desde que isso lhes baixasse de forma significativa os custos.

Amanhã realiza-se uma importante reunião entre as quatro marcas de motores – Mercedes, Ferrari, Renault e Honda – e a FIA para discutir possíveis alterações às regras, em especial às possibilidades de desenvolvimento ao longo da temporada. Esta nova regra pode ser vista, contudo, como um forte auxílio na argumentação da Red Bull na sua procura por um motor competitivo, ou seja, com as especificações de 2016. Pelo menos é preciso que a equipa austríaca dê o seu acordo para que seja possível haver motores com especificações de 2015...

Partilhar Notícia.