F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Fogoso Verstappen punido, Sainz brilhou… muito alto!

Max Verstappen estava a fazer uma prova soberba, com fortíssimo ataque para recuperar os lugares perdidos numa troca de pneus que não correu bem à Toro Rosso. E estava prestes a passar Romain Grosjean, quando subiu pela roda traseira do Lotus e se despistou com alguma violência. O problema é que foi considerado culpado e vai ter uma dupla punição!

Foi na 62.ª volta que o holandês tentou, pela segunda vez na recta da meta, passar Grosjean que se debatia com um carro difícil de guiar, mas a manobra não acabou bem. «Travei no mesmo sítio da volta anterior, mas ele travou claramente 10 a 15 metros antes e apanhou-me de surpresa, não esperava que ele travasse tão cedo. E quando se anda tão perto, não há espaço para fuga», contou o «teenager» que esbarrou de frente e com violência nas protecções «almofadadas» nessa curva, embora sem problemas físicos de maior. «É natural que amanhã esteja um pouco dorido, mas nada de especial».

A versão de Grosjean: «Parecia que se tinha esquecido de travar. Ele estava muito mais rápido mas no Mónaco não é fácil de passar. Foi demasiado optimista e podia ter-se magoado ou a mim. E assim perdi um ponto que teria sido muito bom…».

Os comissários desportivos alinharam pela perspectiva de Grosjean e consideraram Verstappen o único responsável pela forte colisão que, à 62.ª volta, levou à entrada do «safety car»… que acabaria por definir o vencedor da prova! Como tal, aplicaram-lhe dupla punição: cinco lugares na grelha do G.P. do Canadá; e dois pontos na superlicença.

Acabou por ser Carlos Sainz a contribuir com um ponto para o pecúlio da Toro Rosso, depois de uma corrida «simples» – «vais andar depressa e tentar ganhar posições», foi a instrução «lapaliciana» do seu engenheiro… –, sem invenções estratégicas. Tendo largado das «boxes», depois dos últimos passarem, o espanhol subiu de 20.º a 10.º o que, numa pista como o Mónaco, é simplesmente fenomenal! «Que corrida fantástica! Estear-me no Mónaco saindo das ‘boxes’ e terminando em 10.º é como uma vitória! Estava a dar-me um gozo tão grande que nem queria que a corrida acabasse», declarou Sainz.

Partilhar Notícia.