F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Grosjean tira interessantes lições do acidente de Alonso

Ao regressar a Barcelona para a segunda sessão de testes, o francês Romain Grosjean «revisitou» o acidente sofrido por Fernando Alonso e tocou em dois pontos interessantes, sobre os quais a FIA se deveria debruçar : a presença do denominado «astroturf» a delimitar as pistas por uma questão estética; e a falta de capacidade dos monolugares «encaixarem» violentos embates laterais.

«Detesto o ‘astroturf’ naquele local», referiu o piloto da Lotus, em relação àquela espécie de alcatifa muito usada nos circuitos para proporcionar uma imagem televisiva mais bonita… «Perde-se repentinamente a aderência o que pode facilmente desequilibrar o carro».

O francês aceita que tenha sido o embate do McLaren no muro a provocar a comoção cerebral a Alonso e explica : «O problema de um contacto lateral com um muro é que as monocoques não estão preparadas para absorver este tipo de embates, que são muito raros. Logo, é o corpor do piloto que encaixa todas as forças, com terríveis consequências físicas». Daí que Grosjean veja com bons olhos a intervenção da FIA : «É bom que tenham aberto um inquérito para compreendermos o que se passou de facto e tirar conclusões para melhorar a segurança». Como está crescido o «ex-enfant terrible»!
Partilhar Notícia.