F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Hamilton e Mercedes serão campeões em Austin se…

A quatro provas do final do Mundial de F1, o G.P. dos Estados Unidos será o primeiro «match point» para os dois títulos, tanto nos Pilotos como nos Construtores. Claro que todos gostaríamos que a discussão fosse levada mesmo até ao final, à corrida de encerramento, no Abu Dhabi. Mas, convenhamos, a Ferrari não ajudou com estas três últimas corridas, em que deixou Hamilton e a Mercedes fugirem de forma quase decisiva.

Comecemos por ver a situação entre os pilotos, com Hamilton a poder garantir o seu quarto título – terceiro nos últimos quatro anos… –, igualando o registo do rival de ocasião, Sebastian Vettel. Para o conseguir terá, não só de brilhar em Austin, pista onde venceu quatro das cinco corridas já aí realizadas, mas também de contar com a «colaboração» do alemão da Ferrari.

Hamilton será já campeão no domingo em duas situações: caso vença a corrida e Vettel fique abaixo do 5.º lugar; caso seja 2.º classificado e Vettel ficar abaixo do 9.º posto. Obviamente que isto são apenas hipóteses matemáticas pois, em condições normais, o alemão da Ferrari ficará mais acima na classificação. Mas estamos a colocar as hipóteses numéricas da decisão dos títulos. E neste último caso há ainda uma «nuance»: se a vitória for de Bottas, Hamilton não é automaticamente campeão, pois o finlandês mantém hipóteses matemáticas…

Também a Mercedes pode conseguir o seu quarto título consecutivo entre os Construtores, dado que, na sua primeira passagem pela F1 ainda não estava instituído este campeonato. E a sua tarefa é ainda mais fácil que a de Hamilton, pois pode dar-se até ao luxo de perder 16 pontos e sagrar-se campeã na mesma! Há uma situação que ilustra perfeitamente a situação confortável em que a equipa alemã se encontra: mesmo que a Ferrari consiga uma dupla em Austin, se os seus pilotos forem 3.º e 4.º a Mercedes será campeã.

Há, obviamente, muitos outos cenários que dão o título aos «Flechas de Prata», desde a Ferrari não pontuar, aos Ferrari acabarem atrás dos Mercedes, se os dois Ferrari terminarem fora do «top 5» ou se um dos carros vermelhos ficar fora dos pontos e o outro não estiver nos dois primeiros lugares. Mas isto já são cenários mais complexos e que servem para mostrar que quase tudo serve para a Mercedes poder festejar já no domingo. Na verdade, só a Red Bull se poderá intrometer na festa da estrela…

Uma última curiosidade: 22 de Outubro (data do G.P. dos EUA) é um dia cheio de campeões, tendo já atribuído quatro títulos de Pilotos e dois de Construtores. Denny Hulme em 1967, Alain Prost em 1989, Michael Schumacher em 1995 e Fernando Alonso em 2006. Ferrari em 2000 e Renault em 2006.

Partilhar Notícia.