F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Helmut Marko explica: Kvyat na Toro Rosso para ajudar a sua carreira!

Era o homem de quem se esperavam explicações acerca da surpreendente troca de «cadeiras», com a passagem de Max Verstappen para a Red Bull e o regresso de Daniil Kvyat à Toro Rosso, já no próximo G.P. de Espanha… Helmut Marko, o homem que mexe os cordelinhos quando se trata de pilotos sob contrato com a Red Bull diz que tudo foi feito para… defender o russo!!

Ou seja, Marko defende a decisão com o retirar Kvyat da «linha de fogo» por não estar a actuar ao nível de Daniel Ricciardo… «A decisão foi tomada apenas depois do G.P. da Rússia», assumiu Marko à revista alemã «Autobild». «Tornou-se cada vez mais evidente que o Daniil não estava a aguentar a pressão do Daniel Ricciardo e estava constantemente a exagerar na pilotagem do carro».

Foi, então, que Helmut Marko revelou a intenção salvadora, não de passar Verstappen para a Red Bull mas de… pôr Kvyat na Toro Rosso! «Quisemos tirá-lo da ‘linha de fogo’ e ajudar a sua carreira em vez de a prejudicar. O Kvyat já viveu ambas as realidades e não considero uma despromoção o seu regresso à Toro Rosso, até porque a equipa está, este ano, em excelente nível».

Por outro lado, Marko vai avisando que também Verstappen será comparado com Ricciardo e que nenhum dos quatro pilotos tem o lugar seguro… «O Max terá de igualar as prestações do Daniel, o que não vai ser fácil, pois ele tem estado extremamente sólido este ano. E, no final da época, os lugares voltarão a ser atribuídos. O que significa que também o Carlos Sainz terá a oportunidade de subir». Subir à Red Bull, depreende-se, apesar de, por contraponto, descer à Toro Rosso não ser uma despromoção… Curioso…

Não terá sido apenas o acidente na Rússia, em que claramente Kvyat exagerou ao querer dar nas vistas no seu Grande Prémio caseiro, a coloca-lo numa situação delicada dentro da Red Bull e, ao que se diz, nem mesmo o pódio na China terá impressionado a sempre dura e fria análise de Helmut Marko: porque Ricciardo, tendo furado um pneu logo no início e caído para último, é certo que teve o auxílio de um «safety car», mas terminou em 4.º a apenas 7 s do russo…

E as comparações das diferenças entre os dois nas qualificações deste ano (fracas exibições de Kvyat na Austrália e Bahrain) também mostram que a relação de forças entre os dois pilotos se desequilibrou muito, em favor do australiano. Oficialmente, terá sido esse o motivo desta troca repentina de pilotos dentro das equipas da Red Bull. Mas as alegadas investidas de Mercedes e Ferrari a Max Verstappen continuam a ser apontadas como a principal razão para a Red Bull colocar o jovem holandês na equipa principal, para o prender já para os próximos anos…

Partilhar Notícia.