F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Mercedes ainda estuda se conseguirá reaproveitar motor de Rosberg

A Mercedes está ainda a investigar o motor com as novas evoluções que, afinal, Nico Rosberg não pôde utilizar na qualificação e corrida em Monza, para saber se os danos são irreversíveis ou se poderá ser recuperado para Singapura. Quanto ao outro motor que acabou por ceder a duas voltas do fim, os responsáveis da corrida reconhecem que, além do cansaço, o propulsor também cedeu por ter sido mais «puxado» na tentativa de apanhar Vettel…

«Não sabemos ainda se o problema do motor tem ou não solução», revelou Toto Wolff, director desportivo da Mercedes. «E, já agora, para esclarecer, não foi uma falha específica do motor, foi uma fuga do sistema de refrigeração que acabou por levar a uma avaria no motor». Se o V6 turbo não for reparável, isso obrigará Rosberg a montar a quarta unidade do ano para Singapura, quando ainda faltam sete corridas para o final da época…

Devido à avaria do novo motor em que a Mercedes tinha gasto todas as «fichas» de desenvolvimento, Rosberg teve de usar um motor da versão antiga e já com cinco Grandes Prémios feitos. A falha que o obrigou a abandonar a duas voltas do fim, quando tentava roubar o 2.º lugar a Vettel, teve origens bem claras: «O motor já estava na sua sexta corrida, tinha muitos quilómetros e nem deu qualquer aviso. Também usámos uma gestão electrónica mais agressiva para termos mais potência para tentarmos apanhar o Sebastian e foi aí que ele rebentou», admitiu Wolff.

Quanto à utilização de uma vez só de todas as hipóteses de desenvolvimento, esgotando as «fichas» muito antes dos seus rivais, Wolff explicou a ideia: «Quisemos estrear a fase quatro deste motor para percebermos se a direcção que estávamos a tomar na sua evolução era a correcta. Foi arriscado, os testes de fiabilidade ainda não estavam terminados e vimos o que sucedeu no carro do Nico que perdeu pontos valiosos. Mas este é um campeonato muito competitivo, tal como será o do próximo ano, por isso quanto mais cedo percebermos a direcção a seguir, melhor será para nós». Ou seja, 2015 praticamente arrumado, a Mercedes trabalha já para 2016!

Partilhar Notícia.