F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Mercedes explica problemas de travões que custaram 2.º lugar a Rosberg

As últimas voltas do G.P. do Bahrain, em que a Mercedes ia perdendo a corrida (e ficou sem o 2.º lugar) pela repentina fragilidade dos travões de ambos os carros, deixaram no ar dúvidas sobre a fiabilidade do W06 Hybrid. Já se sabe que a pista de Sakhir é bastante dura para os travões, mas os Mercedes foram os únicos a evidenciar problemas graves.

Afinal, segundo explicou o director da equipa, Toto Wolff, o sobreaquecimento dos travões traseiros ficou a dever-se a uma opção nas afinações do carro, a uma jogada arriscada que poderia ter corrido mesmo mal… A culpa? Foi dos Ferrari que, depois do ritmo de corrida revelado nos treinos livres, levaram a Mercedes a jogar uma cartada nas regulações do W06!

«Sabíamos que essas alterações poderiam comprometer um pouco o arrefecimento dos travões traseiros», assume Wolff que acrescenta: «Foi também uma corrida exigente para os travões, os nossos pilotos tiveram de efectuar numerosas ultrapassagens, sobretudo o Nico [Rosberg]. E as partes em que rodavam atrás dos carros mais lentos também não ajudavam ao arrefecimento».

Rosberg perdeu mesmo o 2.º lugar para Raikkonen, enquanto Hamilton teve de fazer a última volta com todo o cuidado, reiniciando o sistema electrónico de travagem (brake-by-wire) para garantir a vitória. «O problema do Nico não nos apanhou de desprevenidos, pois sabíamos que a temperatura dos travões estava muito elevada. Já no caso do Lewis foi mais surpreendente, talvez por ter tido de aumentar o ritmo no final pela aproximação do Kimi [Raikkonen] e de dobrar carros mais lentos».

Uma coisa Wolff garante, a equipa não voltará a correr riscos semelhantes: «Olhando para trás, sabendo que aquela opção nos causou os problema que quase nos custou a vitória e nos fez perder o segundo lugar, certamente que faremos algo de diferente no futuro».

Partilhar Notícia.