F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Mercedes fez «bluff» ilegal no G.P. da Grã-Bretanha!

A Mercedes quebrou as regras estipuladas no artigo 23.11 do Regulamento Desportivo da F1 durante o G.P. da Grã-Bretanha, mas não foi investigada pela FIA por não haver provas evidentes de que o fizera. Só declarações posteriores de Toto Wolff levantaram a questão e a FIA já avisou as equipas que, a partir da Hungria, estará muito mais atenta.

Em causa está a encenação de uma troca de pneus que a Mercedes tentou à 14.ª volta, tentando fazer com que os Williams entrassem nas «boxes» mais cedo do que era suposto. «Sabemos que os Williams têm problemas em gerir os pneus até final e se conseguíssemos que eles parassem mais cedo ficávamos com mais hipóteses. Foi uma jogada que não funcionou», declarou Toto Wolff que revelou que a sua mulher, Susie Wolff (piloto de testes da Williams), lhe enviara uma mensagem por WhatsApp: «Acham que nos conseguem enganar, ah, ah, ah!».

Ao falar no assunto, Wolff assumiu que a Mercedes desrespeitou o regulamento que estipula, preto no branco, que «os elementos das equipas só podem estar no ‘pit lane’ imediatamente antes de terem de trabalhar num carro, devendo afastar-se assim que o trabalho estiver concluído». Responsáveis da FIA reconhecem, contudo, que nada podiam fazer porque é quase impossível provar se a saída dos mecânicos da «boxe» foi só «show off» ou se foi uma manobra entretanto abortada por razões que só à gestão da corrida por parte da equipa dizem respeito.

Contudo, a FIA deixou o aviso que, na Hungria, irá falar com todas as equipas para que uma cena destas não se repita, estando pronta a investigar se houve violação daquela regra. Se os comissários voltarem a ver mecânicos a sair das «boxes» para reentrarem logo de seguida sem qualquer trabalho feito, terá de ser a equipa a provar que se tratava de uma manobra séria que foi anulada à última hora. Nomeadamente através das comunicações rádio em que se perceba que o piloto fora avisado para entrar na «box» ou de que a troca de pneus fora adiada. Porque a F1 ainda não é «poker» e o «bluff» nas «boxes» envolve riscos perfeitamente desnecessários!...

Partilhar Notícia.