F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Adrian Newey trabalha num Red Bull de estrada… com a Aston Martin!

As coisas começam a esclarecer-se e as notícias da ligação da Red Bull à Aston Martin têm, afinal, razão de ser: Adrian Newey está a projectar um superdesportivo de excepção que será o primeiro carro comercializado pela Red Bull e, nessa missão, está a trabalhar em estreita parceria com a marca britânica.

O carro poderá ser apresentado em 2018 para enfrentar os hiperdesportivos Ferrari FXX K ou McLaren P1 GTR e com uma vantagem: por vontade de Newey estará homologado para andar na estrada, ao contrário destes que só podem rodar em pista! Há algumas semanas que se falava nesta hipótese, depois de Christian Horner a ter praticamente confirmado durante o «Festival of Speed», em Goodwood. Mas quando apareceram os rumores da ligação das duas marcas para a F1, Helmut Marko esclareceu: «Estamos em conversações com a Aston Martin mas para outros projectos».

Recorde-se que Adrian Newey só se manteve este ano na Red Bull porque lhe foi permitido dedicar apenas metade do seu tempo à F1, ficando com tempo livre para outros projectos. «É algo que o Adrian vê como um projecto da sua vida, um legado», comentou Horner à revista britânica «Autocar», adiantando que desejava aproveitar os conhecimentos que a Red Bull acumulou para crescer fora da F1 como uma marca. «Inicialmente só nos conheciam como marca de bebidas energéticas, mas agora já olham para nós como um centro de engenharia avançada. Será uma evolução natural envolvermo-nos na engenharia automóvel».

Na verdade, a Red Bull até já o faz, auxiliando no desenvolvimento dinâmico de alguns dos mais potentes Infiniti, marca da Aliança Renault/Nissan. Exemplo é o Infiniti Q50 Eau Rouge (foto 2), que ainda não passou da fase de protótipo, mas que é uma berlina de 560 cv para rivalizar com o BMW M5. «A parceria com a Infiniti trouxe-nos para a indústria automóvel e envolveu-nos em áreas que antes não dominávamos», explicou Horner.

Pouco se sabe, obviamente, deste hiperdesportivo que a Red Bull está a estudar produzir. «Ainda estamos na fase de estudos, mas é uma ideia que queremos explorar», esclareceu Horner. É, no entanto, público que Adrian Newey tem estado a trabalhar em proximidade cm a Aston Martin, tanto na parte técnica como inclusive no «design» e aerodinâmica, o que dá a entender que o projecto está definitivamente lançado…

Embora esteja garantida total separação dos programas, é natural que o futuro Red Bull aproveite o trabalho feito pela Aston Martin no projecto Vulcan, outro hiperdesportivo exclusivamente para pistas e que se exibiu em Goodwood. É todo feito em fibra de carbono, tem um motor com mais de 800 cv (motor V12 de 7 litros), apenas serão construídas 24 unidades e… a mais de 2 milhões de euros cada! Será, pois, de algo semelhante a isto que estaremos a falar em relação ao hiperdesportivo Red Bull em que Newey estará a trabalhar.

A diferença é que Newey faz questão que, ao contrário dos «extremados» Ferrari, Aston Martin e McLaren que não podem andar na estrada, o futuro Red Bull será homologado para poder ser usado no dia-a-dia. Porque Newey não se esquece do soberbo trabalho feito pelo seu colega Gordon Murray, no início dos anos 90, quando era projectista da McLaren e concebeu o imortal F1 de estrada!

Partilhar Notícia.