F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

O folhetim dos números da Force India que lhe valeu uma multa de 25 mil euros!

Durante o G.P. de Espanha, quando analisámos a forma como as várias equipas tinham correspondido às novas regras impostas pela FIA para uma mais fácil identificação dos carros pelos espectadores, tínhamos deixado críticas à Force India. E logo dissemos não perceber como tinham os comissários técnicos permitido que os carros alinhassem quando não cumpriam claramente o que tinha sido imposto em termos de colocação e contraste dos números na frente e de visibilidade da identificação lateral…

A verdade é que, já depois do G.P. de Espanha, a FIA multou a Force India em 25 mil euros (com pena suspensa), obrigando a equipa a trabalhar numa solução aceitável para uma melhor identificação dos seus carros. O que também não é aceitável – e aqui a escuderia de Silverstone tem toneladas de razões de queixa – é que a Force India não tenha sido alvo de qualquer aviso ou conselho ao longo de todo o fim-de-semana (desde as primeiras verificações técnicas de 5.ª feira!), para acabar multada no domingo, após a corrida!

A FIA considerou, e bem, que os números não são visíveis olhando o carro de frente, já que estão colocados no plano horizontal do nariz do carro, aliás tal como sucede nos Red Bull. Para mais, os números estão em vermelho, não cumprindo claramente o critério do contraste… Quanto à identificação lateral, tendo a «barbatana» toda ocupada pelos seus patrocinadores, a equipa colocou-a mais em baixo, numa posição que, defende, é bem visível de um plano superior (para quem está nas bancadas, por exemplo), mas que quase não se nota nas imagens laterais dos carros…

Agora, a Force India terá mesmo de alterar toda a identificação dos seus carros antes do G.P. do Mónaco… se não quiser ficar sem 25 mil euros! Otmar Szafnauer, director de operações da equipa, já disse que irão trabalhar em conjunto com a FIA para chegarem a uma boa solução, mas referiu: «Passámos as verificações, deviam ter apontado esse problema logo na 5.ª feira se queriam algo de diferente, não após a corrida… Porque continuo a achar que cumprimos com os regulamentos».

À revista britânica «Autosport», o director desportivo da Force India, Andy Stevenson, disse mesmo: «Sempre achámos que estava tudo bem porque tínhamos mostrado à FIA, ainda na Rússia, quais eram as nossas intenções e não foram postas em causa. As regras dizem que os números têm de ser bem visíveis na frente e, se estivermos numa posição em que estamos quase a ser atropelados pelo carro, os números vêem-se bem».

Mas os responsáveis da Force India – não deixando de apontar o caso da Red Bull que também tem os números no plano horizontal da frente – querem seguir em frente e encontrar uma solução, o que não é fácil num carro tão coberto de siglas… «As nossas opções são limitadas pelos contratos que já temos com patrocinadores, mas esta semana até vamos fazer um dia de filmagens, o que nos permitirá fazer algumas experiências e ver logo o seu resultado para que as identificações sejam visíveis do máximo de ângulos possível. Agora, desta vez queremos fazer tudo juntamente com a FIA».

Partilhar Notícia.