F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

O que falhou no Red Bull de Ricciardo para uma corrida tão discreta no Japão

Uma ligeira falha na potência da unidade motriz e um carro que batia demasiado no chão estarão na base da corrida discreta que Daniel Ricciardo fez no G.P. do Japão, em comparação com o que o colega de equipa, Max Verstappen conseguiu, chegando ao 2.º lugar. E também em contraste com a magnífica exibição efectuada uma semana antes na Malásia, com a vitória do australiano.

Na Red Bull ainda se procede a algumas investigações, mas há já alguns dados que mostram ter havido ligeiras diferenças entre os dois carros que, no total de ums corrida, acabaram por fazer a diferença. Segundo a telemetria, o carro de Ricciardo perdia 0,07 s na passagem pela curva 130R (feita a fundo, ou seja, sem grande influência da pilotagem) e praticamente o mesmo na recta da meta, face ao de Verstappen. Uma diferença que totalizava mais de 0,1 s por volta quando, na qualificação, os dois pilotos da Red Bull ficaram separados por 0,062 s…

Depois, Ricciardo acabou «prejudicado» pela penalização de Raikkonen… ao ser promovido de 5.º a 4.º na grelha, mas passando a largar do lado direito da grelha que se revelou o pior, por se encontrar mais húmido e com menor aderência. «O Daniel parecia ter menos velocidade de ponta e temos os técnicos dos motores a analisar a situação», explicou Christian Horner. «Além disso o carro parecia bater demasiado no chão ao longo da recta, o que também tem de ser verificado».

Em relação ao motor, contudo, Horner não se mostrou muito preocupado, por uma razão simples: «Ambos os motores estavam em fim de vida. Ambos os pilotos receberão os quintos e últimos motores para a próxima corrida». Ou seja, as unidades motrizes com que farão as derradeiras quatro provas do Mundial e que serão de importância crucial para a Red Bull.

Porque Horner leva muito a sério a luta com a Ferrari pela 2.ª posição no Mundial, onde disfruta neste momento de uma vantagem de 50 pontos. «Mais que uma questão de orgulho, são as implicações financeiras. Esse 2.º lugar é muitíssimo importante para o nosso orçamento do próximo ano. E a luta ainda está para durar! Felizmente que as próximas duas pistas não deverão ser más para nós, enquanto o Brasil deverá ser mais favorável à Ferrari e o Abu Dhabi será uma pista neutra».

Assunto em que Horner continua irredutível é no braço-de-ferro em relação aos testes do próximo Inverno que, insiste, se devem realizar em Barcelona. E só abre uma hipótese de os realizar no Bahrain: desde que a Pirelli pague as despesas todas! Por fim, o director da Red Bull recebeu ontem uma boa notícia a nível pessoal: a sua mulher, a ex-Spice Girl Geri Halliwell, está grávida.

Partilhar Notícia.