F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Os problemas de travões de Rosberg no Mónaco… foi ele quem os criou!

Soube-se agora, Nico Rosberg voltou a estragar uma corrida antes mesmo dela começar… A ninguém escapou a discreta exibição do alemão no Mónaco, onde terminou apenas em 7.º, sendo batido por Nico Hulkenberg (Force India) mesmo em cima da meta. A explicação foram os problemas de travões que o afectaram durante toda a corrida, o que até é verdade. Faltou explicar que esses problemas foram provocados pelo próprio piloto!

O que se passou foi que, nas primeiras voltas feitas atrás do «safety car», Rosberg esqueceu-se de aquecer convenientemente os travões e os discos acabaram por ficar vidrados, perdendo muita da eficácia para o resto da corrida. Em contraste com a forma como o alemão seguiu de forma constante e ordenada o Red Bull de Daniel Ricciardo, atrás de si Lewis Hamilton andou sempre como um «harmónio», deixando-se ficar para trás e acelerando fortemente para travar de forma violenta e, assim, manter os seus travões à temperatura certa de funcionamento.

Convém explicar outro detalhe: a Mercedes usa discos da Carbon Industries que têm uma temperatura de utilização mais elevada que os da Brembo que usam a maior parte das equipas; da Brembo a Mercedes só usa as maxilas. Significa isto que, por falta de temperatura, os discos do carro de Rosberg acabaram por «vidrar», ou seja, o carbono fica coberto de uma película que reduz muito o atrito esperado com as maxilas, logo, a capacidade de travagem.

Mais uma vez, o alemão preparou mal o início de prova, como já sucedera em Barcelona, onde errou nos procedimentos de partida. De novo a consequência das limitações das informações que os engenheiros podem dar via rádio embora, neste caso, se trate de um erro quase de principiante… E assim foi obrigado a deixar passar Hamilton (mesmo assim só à 15.ª volta e depois de o ter feito perder bastante tempo), que lhe ganhou uma vantagem de 3 s numa volta, subindo para 6,5 s na segunda!

Apesar de mais um domingo negro, Rosberg continua na liderança do Mundial e não mostra sinais de «pânico» perante a aproximação de Hamilton: «Vivi dias difíceis recentemente e terei outros no futuro. Nas corridas temos sempre altos e baixos e estava preparado para ter corridas difíceis, aquela série vitoriosa do início da época não podia continuar para sempre. Agora, é digerir este mau resultado e já estarei de novo ao ataque em Montreal!», prometeu o alemão da Mercedes.

Partilhar Notícia.