F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

«Perez tentou matar-me!», acusou Ocon… E acabou-se a liberdade na Force India!

Hoje foi a gota de água que faz o copo extravasar e a direcção da Force India, depois de ver os seus dois pilotos voltarem a colidir… por duas vezes na mesma corrida, decidiu que se acabou a liberdade de poderem correr um contra o outro! Apesar de estar confortavelmente no 4.º lugar entre os construtores, a escuderia de Silverstone já perdeu muitos pontos por causa desta dupla que teima em… atrair-se em pista e que parece não se entender desde o G.P. do Canadá. Por isso, remédio santo, ordens de equipa!

É pena e é triste par os fãs da F1, até porque tanto Sergio Perez como Esteban Ocon são dois pilotos rápidos e combativos. Mas chega uma altura em que tem de se compreender o lado da equipa, porque os pontos perdidos de forma inglória podem, no final do ano, traduzir-se na perda de um lugar no Mundial (embora neste momento não o pareça) que significa largos milhões de euros em prémios. E, aí, a coisa torna-se demasiado séria para se deixar ao cuidado de dois «miúdos» que não se entendem…

O primeiro incidente ainda se pode compreender, foi logo após a primeira curva e havia ainda o Renault de Hulkenberg à esquerda, três lado-a-lado seria complicado e sobrou para Ocon que raspou no muro, embora sem danos. O segundo, contudo, é inconcebível, com Perez a apertar o francês contra o muro na vertiginosa descida para Eau Rouge, ficando ambos os carros danificados! «Estávamos a ter uma boa corrida até o Perez me tentar matar por duas vezes!», escreveu Ocon na sua conta de Twitter.

Bastou ver as imagens, ainda com a corrida a decorrer, para o chefe de operações da equipa, Otmar Szafnauer, tomar a decisão: «Deixámo-los lutar até aqui mas, como não conseguem fazê-lo de uma forma positiva para a equipa, não voltarão a ter essa oportunidade. Eles não podem bater um no outro. Demos-lhes liberdade para lutarem mas, quando se chega ao ponto de ultrapassar as margens de segurança e acertar um no outro, temos de ser nós a tomar o assunto nas nossas mãos».

Sergio Perez só admitiu alguma culpa no primeiro incidente, atirando as responsabilidades do segundo para cima de Ocon… «O primeiro foi totalmente culpa minha. Seleccionei o modo errado na partida e, na descida, vi que estava a lutar com o Hulkenberg e, pelos espelhos, não vi o Esteban. Mas no segundo, acho que o Esteban foi demasiado optimista porque não havia espaço para dois carros. Ele tinha toda a recta para fazer a manobra, foi uma pena porque assim arruinámos as nossas corridas».

Já Esteban Ocon discordava em pleno e prometia ter uma conversa séria com Perez… «Vou dizer-lhe a verdade… Não vou ter medo dele, vou falar com ele e se tivermos de usar palavras feias é o que faremos! No primeiro incidente ainda admito, porque estávamos três carros lado-a-lado, mas ele viu-me nos espelhos. Agora, no segundo, o que é que ele queria fazer ao apertar-me contra o muro quando já vamos a 300 km/h, arriscando a minha vida, a vida dele, sem qualquer motivo e tirando imensos pontos à equipa? É suposto ser um profissional e não o mostrou hoje. E o maior problema é dele que tem 28 anos e anda há sete na F1, devia saber o que faz!».

Como se vê, as coisas estão perfeitamente tranquilas e sob controlo na Force India… E, mesmo assim, a equipa tem mais do dobro dos pontos da Williams que está em 5.º, mas poderia ter muitos mais. O lado mais desconcertante disto tudo? A Force India já renovou com Esteban Ocon para 2018 e está em negociações avançadas com Sergio Perez para o manter por mais uma temporada!

Partilhar Notícia.