F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Pressão sobre Mercedes leva Hamilton a duvidar do acerto das penalizações!...

E, de repente, aquilo que tinha sido uma grande e genial ideia passou a ser uma dúvida do tamanho… do maior circuito do calendário do campeonato do Mundo de Fórmula 1! «Não estamos com a nossa melhor velocidade, os outros parecem ter um bom ritmo e, atendendo às temperaturas tão altas, esta pode ter sido a pior altura para optar por penalizar estes lugares todos, mas as coisas são como são…». Quem o disse foi… Lewis Hamilton, depois de ter recuado para o fim da grelha para receber três motores novos que lhe vão salvar o resto da época!

Mas, afinal, o que se passou? Spa era aquela pista «óbvia» para assumir as penalizações, pois é onde as ultrapassagens são fáceis e a superioridade dos Mercedes teoricamente incontestada, logo os lugares fáceis de recuperar… Afinal, não só Nico Rosberg conseguiu uma «pole» muito sofrida como Hamilton já percebeu as dificuldades que vai ter para se chegar à frente. «Vou ter de batalhar através do tráfego, mas darei o meu melhor. Mas vai ser tudo menos fácil, pois haverá muitas paragens nas ‘boxes’ e os pneus irão degradar-se rapidamente».

Hamilton só fez uma volta na qualificação para marcar um tempo dentro dos 107% que evitasse estar dependente de quaisquer boas-vontades para alinhar na corrida. E parou de imediato. «Fez o mínimo dos mínimos para guardar o máximo de pneus novos para a corrida e diversas opções estratégicas em aberto», explicou Toto Wolff. «Não estamos particularmente rápidos e cuidar dos pneus vai ser um desafio», contrapõe o piloto.

Que explica: «Já sabemos que os melhores pneus serão o macio e o médio. O supermacio é terrível, dura apenas umas três voltas… Assistiremos a um elevado grau de degradação dos pneus e a duas ou três paragens nas ‘boxes’, logo se vê quem cuidará melhor dos pneus». Tudo indica que as temperaturas muito altas e as pressões elevadas impostas pela Pirelli estarão a baralhar as contas a várias equipas e a Mercedes parece ser uma delas…

Os campeões do Mundo não conseguiram pôr os pneus supermacios a funcionar, daí as dificuldades de Rosberg em conseguir a «pole». Mas com as borrachas macias, o Mercedes volta a exibir a sua superioridade, pondo por exemplo o Ferrari de Raikkonen – que ficou a 0,16 s com supermacios – a quase 0,7 s de distância. Por isso Hamilton insiste tanto nos pneus macios e esquece os supermacios. O problema é que tanto os Ferrari como os Red Bull se mostraram rápidos com estes pneus, faltando apenas saber durante quantas voltas os aguentarão.

«Pode muito bem acontecer que consiga passar três carros mas depois fique sem pneus traseiros», avisa Hamilton. «Vai ser um cenário muito complexo, mas ainda não sei ao certo que estratégia vamos empregar, a equipa ainda não me explicou». De tudo isto, Hamilton ao menos tira uma coisa boa: «Posso ter 55 lugares de penalização na grelha mas, pelo menos, fiquei com três motores frescos para o resto do ano!».

Partilhar Notícia.