F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Red Bull perdeu a «guerra das barbatanas» mas promete novo ataque para 2018!

Já se tinha falado nesta questão e, agora, Christian Horner confirmou mesmo que a Red Bull tentou, ainda no ano passado, que as enormes «barbatanas de tubarão» que caracterizam os carros deste ano – só a Mercedes está ainda na dúvida se a usará – fossem proibidas por razões estéticas. Mas perdeu… «Os carros deste ano são fantásticos, a única coisa que os estraga é aquela ‘barbatana’ desproporcionada», comentou Horner.

É verdade que o Red Bull RB13 também usa aquela solução aerodinâmica para canalizar correctamente o ar para a asa traseira, este ano numa posição muito mais baixa. Mas, a partir do momento que não conseguiu que fosse banida, também não faria sentido que não tirasse partido dos seus benefícios… Contudo, segundo Horner, a Red Bull vai voltar à carga para que desapareçam dos carros de 2018!

«Foi um assunto que levantámos na reunião do Grupo Estratégico da Fórmula 1, ainda no ano passado, pedindo que as equipas não as usassem por os benefícios em termos de ‘performance’ serem marginais. No interesse da estética dos carros pedimos que fossem removidas», contou Horner. «Mas a questão passou à Comissão de F1 e, infelizmente, foi imediatamente rejeitada pela maioria das equipas».

O director da Red Bull espera que o assunto volte a ser discutido, com vista aos monolugares do próximo ano, por achar que a «barbatana de tubarão» sobre a tampa do motor os torna bastante feios… Uma opinião em que estará muito acompanhado… «Espero que possamos abordar o tema para o próximo ano porque os carros são fantásticos e é uma pena que tenham aquilo por causa de mais um ‘buraco’ nos regulamentos…».

No entanto, Christian Horner é o primeiro a admitir que os monolugares de F1 não são projectados por… estilistas. «Se perguntarem aos nossos técnicos de aerodinâmica, eles dirão que são a favor da sua manutenção! Mas penso que, de um ponto de vista estético, os carros ficariam muito mais atraentes sem ela». Uma ovação de pé para o senhor Horner?!...

Partilhar Notícia.