F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Renovada para 2017 a parceria entre Aston Martin e Red Bull

Não é propriamente uma notícia inesperada, já que existe um projecto entre ambas as empresas que se prolongará no tempo, mas a parceria de inovação estabelecida entre a Red Bull Racing e a Aston Martin foi renovada para 2017. E quase poderíamos adiantar que há-de voltar a ser renovada, já que o hiperdesportivo em que ambas as empresas estão a cooperar só começará a ser entregue em 2019.

Isto apesar de as 150 unidades que irão ser construídas e vendidas a mais de… três milhões de euros já terem sido todas vendidas! Aliás, a manifestação de interesse foi quatro vezes superior aos 150 exemplares a construir, havendo ainda mais 25 unidades adicionais de uma versão especial para pista.

A Red Bull, através da liderança de Adrian Newey, está a colaborar com a Aston Martin na concepção de um dos veículos desportivos de estrada mais radicais de que há memória. Conhecido, para já, com o código AM-RB 001, pesará apenas 1000 kg (graças à estrutura em fibra de carbono e titânio) que serão movidos pelos… 1000 cv de um grande motor V12 atmosférico (6 a 7 litros de cilindrada), com um «boost» de cerca de 80 cv de um sistema semelhante ao KERS que a F1 usou.

Marek Reichman, o homem responsável pelo «design», do lado da Aston Martin, já revelou que o carro – que já não será muito diferente deste «concept» – atingirá os 400 km/h, conseguirá fazer tempos por volta próximos dos de um Fórmula 1 aguentando forças em curva até 4,5 G's… mas poderá andar na estrada, cumprindo todos os requisitos de segurança. Inclusive os obrigatórios «crash test», em que serão destruídas quatro unidades…

A parceria entre a Aston Martin e a Red Bull Racing foi anunciada este ano, em Melbourne, nas vésperas do G.P. da Austrália, passando o símbolo da marca britânica a aparecer na carroçaria dos monolugares da equipa austríaca. Só mais tarde foi desvendado o segredo por trás desta parceria que ainda deverá durar mais alguns anos…

Partilhar Notícia.