F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Todas as explicações de Nico Rosberg para um abandono… desejado

Nico Rosberg chocou o mundo do desporto e o da Fórmula 1 em particular, ao anunciar a decisão de colocar um ponto final na sua carreira. Escolheu o preciso dia em que, na Gala da FIA, receberá o seu prémio por ter conquistado o Mundial de Pilotos, aquele que se julgava ser o seu primeiro título e que será, afinal, o único…

«Já atingi o meu sonho de criança e, agora, não desejo manter este nível de compromisso, não quero repetir tudo isto e decidi seguir o que me dizia o meu coração», explicou numa conferência de imprensa em que deixou tudo em choque! «Não foi uma decisão difícil porque era a decisão certa», disse Rosberg que, antes, já tinha explicado, ponto por ponto, o que o levara a tão drástica decisão. Eis, palavra por palavra, a sua justificação:

«Há 25 anos que corro e sempre foi o meu sonho, o meu único objectivo, chegar a Campeão do Mundo de Fórmula 1. Apesar do trabalho duro, das dores, dos sacrifícios, sempre foi o meu objectivo. E agora consegui-o. Subi a montanha, atingi o topo e portanto tudo isto faz sentido. A minha emoção mais forte é de profunda gratidão a todos os que me apoiaram a atingir o meu sonho».

«Esta época, deixem-me que vos diga, foi tão dura! Forcei-me ao máximo em todas as áreas, após as desilusões dos últimos dois anos; mas foram elas que alimentaram a minha motivação a níveis que nunca tinha experimentado antes. Mas, claro, isso também teve um forte impacto em todos aqueles que amo – foi um esforço de toda a minha família que se sacrificou, pondo tudo por trás do meu objectivo»

«Não encontro palavras que cheguem para agradecer à minha mulher Vivian, ela tem sido incrível. Percebeu que este seria o ano mais importante, a nossa oportunidade para lá chegar. E criou todo o espaço para eu poder recuperar totalmente entre cada corrida, tratando da nossa filha todas as noites, tomando conta de tudo quando as coisas ficavam mais difíceis, ela própria colocando o nosso campeonato em primeiro lugar».

«Quando ganhei a corrida em Suzuka, quando o destino do título ficou nas minhas mãos, a pressão aumentou de forma incrível e foi quando comecei a pensar em terminar a minha carreira de piloto se conseguisse ser Campeão do Mundo. Na manhã de domingo da corrida do Abu Dhabi, sabia que aquela poderia ser a minha última corrida e essa sensação tornou tudo mais claro na minha cabeça antes do arranque».

«Quis desfrutar de cada momento daquela experiência, sabendo que poderia ser a última vez… e depois as luzes apagaram-se e tive as 55 voltas mais intensas da minha vida. A decisão final tomei-a na noite de segunda-feira. Depois de reflectir ao longo do dia, as primeiras pessoas a quem a transmiti foi à Vivian e ao Georg [Nolte, da equipa de «management» que trabalha com Rosberg], seguindo-se o Toto [Wolff]».

«A única coisa que torna esta decisão bastante difícil para mim é porque coloco a minha ‘família’ das corridas numa situação difícil. Mas o Toto compreendeu. Ele percebeu imediatamente que eu estava completamente convicto do que estava a fazer e isso tranquilizou-me. O sucesso que mais orgulho me deu no desporto automóvel será sempre ter ganho o Campeonato do Mundo com esta incrível equipa das Flechas de Prata!».

«Agora, quero apenas desfrutar deste momento. Tenho tempo para saborear, nas próximas semanas, para reflectir nesta época e para desfrutar de todas as experiências que ainda me estejam reservadas. Depois, será o momento de virar esta página e ver o que a vida me reserva…».

E, de repente, o mercado de pilotos nas equipas da frente que estava fechado e «resolvido» há tantos meses, ficou de novo em suspenso! Irá a Mercedes limitar-se a promover Pascal Wehrlein (por alguma coisa está a demorar tanto o anúncio do seu futuro)? Ou avançará para outra surpresa? Mas este é assunto para outro local…

Partilhar Notícia.