F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Verstappen debaixo de fogo… da sua própria equipa

A corrida de Max Verstappen no G.P. dos Estados Unidos, antes de abandonar com problemas na caixa de velocidades, esteve uns furos abaixo daquilo a que nos tem habituado. Nem tanto em termos de agressividade mas até mais em… maturidade. Com dois momentos particularmente visíveis: quando entrou na «box» por sua iniciativa, sem avisar ninguém, não estando a equipa pronta para o receber; e quando respondeu «torto» a um conselho do seu engenheiro.

O primeiro erro, Christian Horner ainda levou, aparentemente, de forma ligeira. «Foi algo de estranho, ele entrou e avisou-nos ‘estou nas boxes’! E nós não somos propriamente dotados em trocas de pneus quando não estamos à espera dos nossos pilotos», acrescentou o director da Red Bull que até conseguiu a melhor paragem de todo o Grande Prémio e com Verstappen… quando foi avisada com antecedência.

«O Max acha que ouviu a palavra ‘box’ no rádio na volta anterior quando ninguém lhe tinha dito nada, nem na anterior», contou Horner. «Apenas lhe tínhamos pedido para atacar o Rosberg de forma a tentar passá-lo antecipando a paragem nas ‘boxes’. Ele depois desculpou-se pelo rádio».

Isto foi, contudo, um «fait divers» que, é certo, lhe custou preciosos segundos na troca de pneus. Mais grave foi a forma como o holandês respondeu ao seu engenheiro quando este lhe pediu para poupar os pneus: «Não estou aqui para terminar em 4.º!», disse, num tom audivelmente irritado. Aí… foi Helmut Marko quem não lhe perdoou e, à sua maneira, não foi propriamente meigo!

«Não se pode exigir demasiado dos pneus e ele tem de aprender isso», disse o austríaco. «Se não o perceber, não voltará a ganhar corridas e muito menos campeonatos! Terá de encontrar o equilíbrio certo entre atacar e ter alguma paciência. Se compararmos com o Daniel [Ricciardo] ele tem um maior desgaste de pneus e isso não o torna mais rápido».

Um engenheiro da equipa comentou, de forma anónima, que Max Verstappen voltou a mostrar, com o segundo jogo, que exige demasiado dos pneus. «Quando foi avisado pelo rádio, disse que não queria ser 4.º, mas aí o Ricciardo foi mais esperto».

Partilhar Notícia.