F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Verstappen ouvido pela FIA, Mercedes retirou protesto a pedido de Hamilton

Max Verstappen voltou a colocar-se sob os focos, pela forma como se defendeu dos ataques de Lewis Hamilton, numa emocionante fase final do G.P. do Japão. Em especial na penúltima volta, quando obrigou o piloto da Mercedes a evitá-lo, acabando Hamilton por seguir em frente na chicane, queixando-se via rádio da manobra defensiva do holandês.

Após a corrida, tanto Charlie Whiting como os Comissários Desportivos tiveram uma conversa rápida e informal com Verstappen, procurando clarificar com o jovem piloto o que sucedera. Embora sem pretender tomar qualquer medida, tratou-se apenas de uma acção pedagógica para traçar uma linha que a FIA não quer ver ultrapassada, quando se trata de mudar de trajectória no momento da travagem. Algo que os regulamentos proíbem especificamente e de que Verstappen já tem sido acusado.

A Mercedes ainda chegou a apresentar um protesto em relação à pilotagem do jovem holandês por alegadamente ter mudado de direcção na zona de travagem quando se defendeu do último ataque de Hamilton. «Vi-o chegar, fechei a porta e não houve mais problemas», resumiu Verstappen, assumindo uma manobra que já lhe criticaram por diversas vezes, como Raikkonen na Hungria e Rosberg em Hockenheim.

«Sabia que o Hamilton me ia apanhar, estava cada vez mais perto. Mas nesta pista é difícil ultrapassar e só tentava conservar os pneus em bom estado e sair bem das curvas», resumiu o holandês as últimas voltas a caminho do 2.º lugar. Que ficou na sua mão quando Hamilton teve de seguir em frente na chicane, depois de uma última tentativa em que o piloto da Red Bull se defendeu com a tal mudança de direcção.

A Mercedes protestou a condução alegadamente perigosa de Verstappen mas, no fundo, acabou por criar uma enorme confusão que quase ofuscou os festejos do terceiro título… Porque Hamilton desvalorizou o incidente e começou por escrever no seu Twitter: «Não há nenhum protesto nem meu nem da equipa. Um idiota disse que tínhamos protestado mas não é verdade. O Max guiou bem, ponto final».

Afinal… não havia idiota nenhum e Hamilton teve de apagar o seu «tweet» e substituí-lo por outro: «Não há nenhum protesto da minha parte. Ouvi que a equipa tinha apresentado mas disse-lhes que não é assim que funcionamos. Somos campeões, seguimos em frente. Ponto final!».

Partilhar Notícia.