F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

A que devemos estar atentos neste regresso da Fórmula 1

A Fórmula 1 está de volta este fim-de-semana, com o G.P. da Bélgica e, apesar de a pausa de Verão não dividir as corridas do Mundial rigorosamente ao meio – 12 já foram, há 9 pela frente –, costuma dizer-se que arranca a segunda parte da época. E onde deveremos focar as nossas atenções, neste recomeço que abre já com… dois «templos da velocidade», Spa-Francorchamps e Monza? Há muito a que prestar atenção:

Hamilton vs Rosberg – É a luta pelo título e se é verdade que o britânico ganhou vantagem psicológica ao tomar a dianteira e a alargou para 19 pontos, com quatro vitórias consecutivas em Julho – nunca ninguém tinha ganho quatro Grandes Prémios no mesmo mês! –, a história não acaba aqui. Hamilton recomeça com 19 pontos de avanço quando há um ano tinha 21 e terá ainda de cumprir, pelo menos, uma penalização de dez lugares na grelha por utilização de um motor extra (em Monza, tudo indica). Além disso, corre o risco de uma penalização semelhante caso receba a terceira reprimenda do ano (já tem duas). Ou seja, além da sua velocidade natural com que já mostrou ser capaz de bater Hamilton (vitórias nas quatro primeiras provas), Nico Rosberg poderá capitalizar com problemas do seu colega de equipa. Vamos ter luta pelo título!

Red Bull vs Ferrari – A luta pelo 2.º lugar dos Construtores e o 3.º lugar dos Pilotos – os melhores não-Mercedes… – está tremenda e a Ferrari perdeu andamento, tendo sido apanhada e ultrapassada pela Red Bull que marcou mais 47 pontos nas últimas quatro provas. Também nos pilotos, entre 3.º e 6.º (Ricciardo, Raikkonen, Vettel e Verstappen) há apenas 18 pontos de diferença. O problema é como irá a Scuderia responder ao ataque da Red Bull que, para mais, desde o início do ano prometeu aparecer mais forte após a pausa de Verão… Para já, em duas pistas onde a potência dos motores se impõe, pode ser que a Ferrari consiga reentrar na luta. Mas a equipa italiana terá desviado as atenções para o projecto de 2017 demasiado cedo e passa por algumas dificuldades de organização interna que têm tido resultados nefastos nas pistas…

Williams vs Force India – É o 4.º lugar dos Construtores que está em causa mas é, sobretudo, uma sempre interessante luta de um David a tentar bater o pé a um Golias. Mesmo se a Force India já não é tão pequena assim e se a Williams já teve dias maiores… Mas a diferença de dimensão é ainda muito grande e a Force India tem feito um trabalho fantástico – e aqui não há a desculpa dos motores Mercedes… porque ambos os têm – para estar a apenas 15 pontos de uma escuderia com o historial e o palmarés da Williams. Que, por sua vez, tem frustrado as expectativas que nela se depositavam para lutar pelos lugares da frente com Red Bull e Ferrari, depois dos últimos dois anos em que foi a terceira força do pelotão…

Toro Rosso vs McLaren – Por falar em David e Golias… É um duelo quase impensável, mas apenas três pontos separam estas duas equipas. E a Honda promete mais evoluções para o seu grupo propulsor, enquanto a equipa B da Red Bull deverá sofrer nestas próximas provas «presa» que está pelo motor de 2015 da Ferrari. Será quase um ponto de honra para a McLaren subir pelo menos uma posição!

Estreia de Ocon – Jovem promessa francesa, vai começar a guiar para a Manor numa autêntica «prova de acesso» até já assumida pelos responsáveis da Renault. A forma como se comportar e se comparar com o muito rápido e já mais experiente colega de equipa Pascal Wehrlein poderá abrir-lhe as portas da equipa francesa em 2017.

Mercado de pilotos – Cerca de 60% dos lugares para 2017 estão ainda por definir… apesar de não parecer só porque Mercedes, Ferrari e Red Bull têm as suas duplas definidas. Espera-se, por isso, muitas danças de cadeiras e o início de Setembro (Monza ou a semana seguinte) deverá ser bastante agitado, com anúncios prometidos pela Renault e Haas que ajudarão a definir muita coisa.

Pneus para 2017 – Até ao final da temporada – em rigor, até dois dias depois… – haverá ainda oito sessões de testes com os novos pneus da Pirelli para 2017, aqueles visivelmente mais largos, tanto à frente como atrás. Os próximos serão em sessão dupla simultânea, com a Ferrari em Barcelona (6 e 7 de Setembro) e a Mercedes em Paul Ricard (6,7 e 8 de Setembro). Mas é também assunto a seguir com atenção, procurando antecipar o que poderão ser, de facto, os carros do próximo ano.

Partilhar Notícia.