F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Alegrias e tristezas dos seis primeiros da grelha para o G.P. da Grã-Bretanha

A 46.ª «pole» de Hamilton significa que o campeão do Mundo já ultrapassou Sebastian Vettel e que, nas estatísticas, apenas tem Schumacher e Senna (bem) à sua frente! E podendo amanhã conseguir uma outra marca histórica – tornar-se o 3.º britânico a vencer por três vezes o Grande Prémio «caseiro», a seguir a Jim Clark e Nigel Mansell – Lewis Hamilton estava obviamente satisfeito: «É um dia muito especial, quando se consegue a ‘pole’ em casa com tantos fãs a apoiar!»

O campeão do Mundo não se cansou de falar no apoio que sente dentro do «cockpit» do seu Mercedes: «Tanta gente vem aqui e motivam-me tanto ao longo do fim-de-semana. Não tem sido a prova mais fácil, com vários altos e baixos e muitas alterações nas afinações. Mas, não tendo sido uma qualificação espectacular, foi a ideal para amanhã. E o apoio que tenho tido é fabuloso, vejo as bandeiras e os chapéus da equipa, as mensagens que recebo pelas redes sociais! A atmosfera é fabulosa e isso tem uma enorme influência no meu rendimento, dá-me uma energia incrível!».

Tendo sido batido por apenas 0,1 s na primeira tentativa, Nico Rosberg tentou responder na segunda mas algo se passou com o seu carro. Eis como o alemão resumiu o treino: «A primeira volta foi bastante boa, o Lewis foi um décimo mais rápido, é chato mas não há nada a dizer. Na última tentativa poucos melhoraram, mas algo se passou na frente, com o carro a escorregar muito de frente, o que me impediu de melhorar o tempo».

O único a melhorar na última tentativa foi Felipe Massa que estava felicíssimo com o 3.º tempo: «Foi um dia fantástico para nós, é a corrida de ‘casa’ para a equipa e foi óptimo lutar com o Valtteri pelo 3.º tempo que consegui mesmo no final. Amanhã poderemos fazer uma corrida forte na nossa luta com a Ferrari, pois temos andamentos semelhantes, pelo que foi importante hoje qualificarmo-nos à frente deles»

Conseguindo monopolizar a 2.ª linha para a Williams, Valtteri Bottas destacava o trabalho feito juntamente com Massa: «Como equipa foi um resultado fantástico, trabalhámos bem os dois em conjunto para evoluir o carro e conseguirmos resolver um problema que tínhamos com as temperaturas certas dos pneus. A qualificação foi muito influenciada pelo vento que estava sempre a mudar de direcção». E o finlandês está optimista para a corrida: «Dos treinos para as corridas costumamos evoluir, tem a ver com a carga de combustível e com forma como usamos os pneus, acho que estaremos muito iguais aos Ferrari. Por isso é bom partir à frente deles!».

Já do lado da Ferrari os ânimos não estavam propriamente em alta. Por terem sido batidos pelos Williams e pela enorme distância para os Mercedes. E nem o facto de ter batido o colega de equipa animava Kimi Raikkonen: «Claro que não estamos contentes por termos sido batidos pelos Williams. Sim, estou à frente do ‘Seb’ mas esse não é o meu objectivo, o que quero é estar à frente de todos! Mas foi uma sessão difícil e temos de tentar fazer melhor amanhã. Não estamos no ponto ideal para a corrida mas logo veremos».

Por fim, Sebastian Vettel mostrava-se dividido em relação à velocidade dos Williams: «Depois do que fizeram ontem é uma surpresa, mas também sabemos que progrediram bastante, portanto não pode ser uma surpresa». O alemão contou mas desvalorizou as suas dificuldades: «A volta de saída não foi perfeita, quase bati no Felipe, mas não há ninguém a culpar. Tive duas tentativas para fazer um tempo e a verdade é que não consegui tirar o melhor do carro».

Partilhar Notícia.