F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Raikkonen e Alonso explicam o arrepiante acidente da primeira volta

Momento assustador logo à saída da segunda curva da primeira volta, quando as imagens televisivas mostraram, de repente, o Ferrari de Kimi Raikkonen com… um McLaren por cima! Era o carro de Fernando Alonso e logo se pensou que tivesse havido contacto na discussão das melhores posições. Mas foi, afinal, o finlandês que perdeu o controlo do Ferrari, levando o McLaren consigo para fora de pista…

«Senti as rodas a patinar e depois fui para a esquerda, num sítio delicado porque é de alta velocidade. Foi um fim-de-semana terrível, mas já passou…», contaria um Raikkonen de poucas conversas. «Nem sei bem o que se passou porque as rodas patinaram quando engrenei a 3.ª, portanto, já bastante depressa. Teremos de ver os dados da telemetria». Recorde-se que já no Canadá o finlandês se queixou de uma repentina «descarga» de potência ter provocado o pião que lhe roubou o pódio.

Pelas palavras de Fernando Alonso percebe-se que não houve qualquer toque antes do despiste de Raikkonen: «Arranquei bem e ganhei muitos lugares. À saída da segunda curva, as rodas do carro do Kimi patinaram e eu tentava passá-lo pela esquerda, mas foi quando ele perdeu o controlo do Ferrari e saiu exactamente para onde eu estava». O espanhol foi empurrado com violência contra os «rails», saltando para cima do Ferrari, continuando os dois carros a deslizar ao longo do «rail»!

«Felizmente que o meu carro não lhe acertou na cabeça! Eu bem tentava travar, mas o carro estava com as cordas no ar…», contou Alonso que teve de voltar a passar pelo centro médico de um circuito: o seu embate no «rail» foi de 34 G’s, muito acima dos 15 G’s limite. Principalmente pelos antecedentes, com o que se passou, este ano, nos testes de Inverno... «Estava no sítio errado no momento errado… Depois do embate só via céu, nem sabia onde estava e só quando vi uma mancha vermelha no retrovisor percebi o que se passava! Tentei sair o mais depressa possível mas só quando o vi a soltar o volante fiquei tranquilo por ver que estava bem».

Como um problema nunca vem só, quando o seu McLaren voltou à «boxe» a equipa verificou que o fortíssimo embate no «rail» tinha partido o grupo propulsor que Alonso estava a estrear, com a correspondente penalização. O que deverá significar que, em Silverstone, o espanhol tenha de montar novo motor e sofrer novas penalizações… A não ser que a equipa consiga defender com sucesso ter-se tratado de um caso de força maior. Até porque os comissários desportivos analisaram o acidente e consideraram não ter sido culpa de ninguém, mas um simples incidente de corrida.

Partilhar Notícia.