F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Na Fórmula 1, 2+5 são… 6! Assim se explica como ficou a grelha do G.P. da Áustria!

As contas são facílimas de fazer: Nico Rosberg sofreu uma penalização de cinco lugares na grelha por ter trocado a caixa de velocidades no seu Mercedes, após o violento despiste no terceiro treino livre. Como fez o segundo tempo na qualificação, somam-se cinco lugares e largará de sétimo para a corrida, certo? Não, errado!...

Na verdade, o alemão da Mercedes vai sair da sexta posição da grelha, depois de arrumadas todas as penalizações, devido à mecânica deveras complexa de aplicação das mesmas. E tudo porque, antes de Rosberg ser penalizado, já Vettel tinha sido, também em cinco lugares e também por ter trocado a caixa de velocidades mas no Ferrari.

Então, o raciocínio é o seguinte: primeiro, a FIA aplica a penalização a Vettel, baixando-o do quarto ao nono lugar; depois, penaliza Rosberg, despromovendo-o do segundo ao sétimo posto; são depois aplicadas todas as restantes penalizações (Palmer, Haryanto e Nasr) e só então a grelha é «fechada».

É quando se fazem os acertos finais que o 4.º lugar de Vettel está em aberto (o 3.º de Rosberg fora ocupado por Button), o que significa que todos têm de subir um lugar, fazendo com que o piloto da Mercedes suba a sexto. Deixando a grelha final assim ordenada:

Pos Pilote Pilote Pos
01 L. Hamilton
N. Hülkenberg 02
03 J. Button
K. Räikkönen 04
05 D. Ricciardo
N. Rosberg 06
07 V. Bottas
M. Verstappen 08
09 S. Vettel
F. Massa 10
11 E. Gutiérrez
P.  Wehrlein 12
13 R. Grosjean
F. Alonso 14
15 C. Sainz
S. Pérez 16
17 K. Magnussen
D. Kvyat 18
19 M. Ericsson
J. Palmer 20
21 R. Haryanto
F. Nasr 22

Ou seja, na prática, pela mesma infracção Rosberg «come» quatro posições e Vettel cinco... Não se veja aqui qualquer perseguição, não tem nada a ver com nomes ou equipas, é apenas a mecânica da formação da grelha de partida a pregar estas partidas curiosas!

Partilhar Notícia.