F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Barcelona-5 – Maratonistas Massa e Vettel com vantagem do brasileiro

Se os Fórmula 1 deste ano são fisicamente mais duros de guiar… sinceramente já não sabemos se será assim ou não. Como defender tal teoria que tem tanto para a apoiar e, depois, ver Felipe Massa (Williams) e Sebastian Vettel (Ferrari) a acumularem… 168 voltas num único dia numa pista difícil como Barcelona?! E nem andaram propriamente só a fazer quilómetros, pois o brasileiro foi o mais rápido do dia, apenas a 26 milésimos do melhor tempo já obtido este ano, enquanto o alemão foi só 0,18 s mais lento…

Entre eles ainda ficou Daniel Ricciardo (Red Bull), também a arcar com todo o trabalho, embora «apenas» com 89 voltas. Ao que consta, por culpa de mais alguns pequenos problemas com a unidade motriz da Renault que voltou a afectar a equipa oficial que impediu Palmer de fazer mais de 15 voltas de manhã. Começam a acumular-se algumas «nuvens de dúvida» para os lados da marca do losango…

Mas repare-se que, dos três primeiros, tão juntinhos no cronómetro, é o terceiro quem tem mais motivos para sorrir, quando olhamos para os pneus utilizados… E quem já o percebeu foi Valtteri Bottas, hoje integrado num programa muito específico da Mercedes que pôs os seus pilotos a rodar com bastante gasolina, sem que nunca se aproximassem do tempo de Vettel, com os mesmos pneus…

«A Ferrari concebeu um excelente carro, parece ao mesmo tempo rápido e consistente», disse o finlandês. «Não devemos subestimá-los, nem os Red Bull, mesmo se sabemos que podemos bater facilmente o tempo obtido na semana passada. Mas, para já, ainda não estamos tão bem preparados quanto gostaríamos de chegar a Melbourne».

Lewis Hamilton, por seu turno, fez apenas 49 voltas de manhã e… não gostou! «Não foi fantástico… Tem muito a ver com as afinações e a temperatura da pista que era muito elevada e aumentou a degradação dos pneus». Mas… Não era a Mercedes que apoiava a pretensão da Pirelli para fazer estes testes no calor do Bahrain?! Voltemos a Hamilton: «Também tivemos alguns problemas no fundo plano, mas eu nunca saí da pista. O equilíbrio do carro era bizarro, nalgumas curvas estava bem, noutras não, não fiquei muito impressionado com o dia de hoje, por isso estou impaciente por voltar a guiar amanhã».

Enquanto Ricciardo se mostrava satisfeito pelos avanços mas avisava que «a Red Bull ainda não está ao nível da Ferrari e Mercedes», Massa dizia-se impressionado… por ter andado tanto tempo! «Não me lembro, em toda a minha carreira, de ter feito 168 voltas num dia só. Estou um bocado dorido, mas amanhã quero mais! Quanto ao carro, está competitivo mas acho que não estamos ao nível dos Mercedes», disse o brasileiro, sem fazer comentários sobre o Ferrari.

Finalmente um bom dia para a Force India que parece ter recuperado a fiabilidade para poder rolar bastante com o VJM10, com Esteban Ocon a somar 142 voltas, embora o seu tempo, com supermacios, não seja impressionante. Também a Haas e a Toro Rosso tiveram uma jornada produtiva em que puderam acumular uma razoável quantidade de quilómetros

Apesar de ter completado 80 voltas, Stoffel Vandoorne perdeu muito tempo de pista, de novo por a Honda ter sido obrigada a trocar de motor. Desta vez foram problemas eléctricos, mas na McLaren desespera-se com as horas de testes que se vão perdendo… «A nossa relação está sob tensão máxima!», reconheceu o director desportivo, Eric Boullier. «Estamos naF1, num ambiente extremamente competitivo e temos de obter resultados. Claro que metemos pressão na nossa relação com a Honda, como eles nos metem a nós. Temos de ter o melhor carro possível, dos dois lados», referiu, embora afastando liminarmente qualquer hipótese de «divórcio».

Por fim, registe-se o regresso de Wehrlein ao volante de um Fórmula 1, apenas interrompido por novo problema da Sauber com o motor Ferrari com especificações de 2016. Já na outra sessão de testes teve de mudar uma vez o motor… O piloto alemão disse ter-se sentido bem, embora só tenha feito 47 voltas, tendo sido substituído por Ericsson à tarde. Tempos, voltas e pneus da sessão de hoje:

PosPilotoEquipaTempoVoltasPneus
1 Massa Williams  1:19.726 168 SS
2 Ricciardo Red Bull  1:19.900 89 US
3 Vettel Ferrari  1:19.906 168 S
4 Hamilton Mercedes  1:20.456 49 S
5 Bottas Mercedes  1:20.924 86 S
6 Ocon Force India  1:21.347 142 SS
7 Hülkenberg Renault  1:21.589 57 S
8 Magnussen Haas  1:21.676 81 S
9 Kvyat Toro Rosso  1:21.743 83 S
10 Vandoorne McLaren  1:22.537 80 S
11 Wehrlein Sauber  1:23.336 47 S
12 Ericsson Sauber  1:23.630 53 S
13 Palmer Renault  1:24.790 15 S

Amanhã as duplas da Mercedes e Renault continuarão a dividir o carro, enquanto na Williams Massa andará de manhã e Stroll à tarde, o mesmo sucedendo na Sauber com Wehrlein e Ericsson. Nas outras, haverá troca de pilotos, com Verstappen (Red Bull), Raikkonen (Ferrari), Perez (Force India), Alonso (McLaren), Sainz (Toro Rosso) – enchente no circuito da Catalunha?... – e Grosjean (Haas).

Partilhar Notícia.