F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Barcelona-5: Mercedes começa a deprimir os adversários…

E eis que, no recomeço dos testes de F1, em Barcelona, a Mercedes resolveu dar um «cheirinho» do que tem reservado este ano para os seus rivais… Ora, pelo pouco que se viu, há razões de preocupação para todos os que desejamos um Mundial de F1 disputado, com grande luta pelas vitórias e pelos títulos…

Porque não só os carros alemães voltaram a cumprir uma maratona (mais 172 voltas num dia) como, assim que, pela primeira vez, Rosberg montou pneus macios, fez logo um tempo (1.23,022) que ficou a apenas 0,212 s do que Vettel estabelecera na passada semana como melhor marca, mas com o seu Ferrari «calçado» com os novos Pirelli ultramacios, dois graus de dureza abaixo! Como, segundo a teoria da Pirelli, a diferença entre cada tipo de pneu é de 0,6 s por volta, estamos a falar de 1,2 s (em teoria!), caso o Mercedes montasse os ultramacios!

O que não fará. A Mercedes não montará pneus supermacios nem ultramacios nestes testes, pelo que o potencial máximo do W07 só será descoberto nas qualificações do G.P. da Austrália. Mas o que mostrou hoje chegou perfeitamente para deixar os adversários bastante preocupados! «O nosso programa para estes testes só prevê que usemos os pneus que se utilizam normalmente no G.P. de Espanha», explicou Toto Wolff que não esconde o optimismo: «Se considerarmos as pré-épocas de 2014 a 2016, esta tem sido, sem dúvida, a melhor. Certamente pela estabilidade dos regulamentos e pelo magnífico trabalho feito pela equipa». As 90 voltas acumuladas por Hamilton à tarde, com pneus médios, foram mais uma prova disso.

Com os mesmos pneus macios, Valtteri Bottas deixou o Williams FW38 a meio segundo do Mercedes, o que parecem ser boas indicações. Mais estranho foi o facto de o finlandês ter «calçado» os pneus ultramacios da Pirelli – dois graus de dureza abaixo, teoricamente 1,2 s mais rápidos – e só ter tirado três décimos ao seu tempo… Ou se confirma que estes pneus não foram, de facto, feitos para asfaltos abrasivos como o de Barcelona ou Bottas escondeu jogo ou cometeu algum erro…

A Ferrari teve o seu primeiro problema de fiabilidade de alguma gravidade, com Kimi Raikkonen a parar na pista ao fim de 49 minutos da sessão da tarde (e com apenas 5 voltas), para só voltar à pista duas horas depois. Segundo fontes da equipa, foi um problema com a caixa de velocidade do SF16-H que travou o finlandês, mas parece ser seguro que a Scuderia não está ainda tranquila quanto ao grau de fiabilidade do novo carro…

Apesar de um susto com um problema que o parou a 30 segundos do final da sessão da manhã, Fernando Alonso teve um dia muito positivo com o McLaren/Honda equipado com aquela que será a versão do motor nipónico que será usada em Melbourne. Não só conseguiu cumprir bastantes voltas como, equipado com pneus médios, fez um tempo a 1,7 s do de Rosberg com pneus semelhantes o que, sendo ainda uma distância grande, é já uma boa recuperação!

A Red Bull rodou pouco da parte da manhã, afectada com um princípio de incêndio no sistema de travagem do RB12 guiado por Daniil Kvyat. A tarde já foi mais produtiva e o russo não ficou longe da marca obtida por Raikkonen, com os mesmos pneus médios. O maratonista do dia foi Max Verstappen que, na estreia do novo «vestido» do Toro Rosso STR11, já com a decoração oficial, foi o piloto que mais voltas acumulou, mostrando a fiabilidade que a equipa precisa para atacar o ambicioso objectivo do «top 5» do Mundial.

Também Hulkenberg (Force India) e Magnussen (Renault) preferiram trabalhar mais em afinações várias e na melhoria da fiabilidade dos seus carros do que na «performance» pura. O dinamarquês da Renault estava a ter um dia tranquilo, acumulando voltas, mas ficou parado em pista a apenas 12 minutos do final da sessão

Problemas maiores tiveram, primeiro, a Manor, depois a Haas. Haryanto esteve parado a manhã quase toda, fazendo apenas duas voltas com o segundo MRT05 já construído pela Manor, antes de uma fuga de óleo o obrigar a parar, tendo rodado com alguma normalidade da parte da tarde. Gutierrez andou de forma intermitente de manhã, mas um problema complexo no sistema de alimentação do motor Ferrari obrigou a Haas a parar o VF16 durante toda a sessão da tarde. Tempos de hoje:

PosPilotoEquipaTempoVoltas
1 Rosberg Mercedes  1:23.022 82
2 Bottas Williams  1:23.229 123
3 Alonso McLaren  1:24.735 93
4 Räikkönen Ferrari  1:24.836 72
5 Kvyat Red Bull  1:25.049 69
6 Hamilton Mercedes  1:25.051 90
7 Verstappen Toro Rosso  1:25.176 144
8 Hülkenberg Force India  1:25.336 121
9 Nasr Sauber  1:25.493 103
10 Magnussen Renault Sport  1:25.760 119
11 Gutiérrez Haas  1:26.661 23
12 Haryanto Manor  1:27.625 45

Amanhã os treinos voltam a realizar-se entre as 8 e as 12 horas e entre as 13 e as 17 horas (de Portugal Continental e Madeira). Hamilton e Rosberg voltam a dividir o Mercedes trocando… de turnos, Bottas (Williams), Magnussen (Renault) e Gutierrez (Haas) fazem o último dia de testes. Vettel (Ferrari), Ricciardo (Red Bull), Perez (Force India), Sainz (Toro Rosso), Ericsson (Sauber) e Button (McLaren) entram em acção. Faltava apenas que a Manor – que anunciou a manutenção de Jordan King como piloto de testes – dissesse quem guiará o MRT05…

Partilhar Notícia.