F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Barcelona-6 – Bottas e Mercedes a voar, Raikkonen e Ferrari despistados…

Um dia agitado, esta sexta jornada de testes em Barcelona, segunda da derradeira sessão e autêntico ensaio-geral para o primeiro Grande Prémio do ano, na Austrália, a 26 de Março. Mercedes e Williams, da parte da manhã, forçaram um pouco o andamento, com Valtteri Bottas e Felipe Massa, respectivamente, a andarem mais depressa que nunca (este ano…) na pista catalã! Mercedes apenas um décimo mais rápido que Williams, mas com pneus menos macios.

Apesar do melhor tempo dos seis dias de testes, Bottas ainda não está satisfeito: «É uma evidência que, na Mercedes, ainda não estamos onde queremos em termos de ‘performances’, mas temos bastante tempo até Melbourne», disse o finlandês que discorda de Hamilton – que, à tarde, fez uma simulação de corrida com pneus macios – que atribuiu o favoritismo, este ano, à Ferrari: «Ainda é cedo para dizer que equipa irá surgir no topo. A Ferrari está seguramente forte, não os podemos subestimar, mas também não podemos esquecer a Red Bull». No fim, anda tudo à volta dos mesmos…

Hoje, contudo, a Scuderia teve a sua pior jornada, mesmo se o tempo obtido por Raikkonen com os pneus macios não deixa de ser interessante. Contudo, fez poucas voltas de manhã, primeiro ocupado com toda a parafernália montada no SF 70 H para testes de aerodinâmica, depois parado para revisão dos circuitos hidráulicos. À tarde, o finlandês terminou muito cedo o seu treino, devido a um despiste na curva 3. Local que agora é feito a fundo, a cerca de 280 km/h, mas onde a escapatória é suficientemente grande para o contacto com o muro de pneus, primeiro com a traseira, depois com a frente, já não ter sido muito violento. Mas o suficiente para a Scuderia ter terminado ali o dia de trabalho… em pista, porque nas «boxes» houve serão!

Apesar de estar lá em cima na lista dos tempos, Verstappen e a Red Bull também tiveram o seu quinhão de problemas, de novo com o grupo propulsor da Renault a dar dores de cabeça. Os mecânicos ficaram sem almoço para mudarem o motor, depois de mais uma falha do MGU-K… O RB13 parece competitivo mas o motor francês continua a deixar dúvidas, tendo também impedido Palmer, na equipa oficial, de fazer muitas voltas.

O jovem holandês, contudo, não se mostra preocupado, mesmo se o problema… se repetiu à tarde: «Tive de parar a duas voltas de completar a nossa simulação de Grande Prémio, devido a um problema semelhante ao desta manhã», contou. «Mas penso que as pessoas da Renault já têm a solução para mudar o que está mal antes de Melbourne. Mantenho-me positivo e não penso muito nisso».

Apesar dos tempos de Bottas e de Massa, o destaque do dia deve ir para o jovem Lance Stroll que começou… a «mostrar serviço»! Claro que pelo facto de ter feito 59 voltas da parte da tarde, rodando sem erros crassos e obtendo um magnífico 5.º tempo, a apenas 1,1 s da grande marca do colega de equipa, mas com pneus um grau de dureza acima. Mas, acima de tudo, pela forma como deu a volta a uma primeira semana de testes que tinha sido pouco menos que desastrosa, aprendeu com os erros cometidos e regressou a Barcelona renovado, com a lição aprendida e pronto a mostrar a sua rapidez.

Não irá cometer mais erros e excessos? Claro que vai, espera-se mesmo que o faça, é disso que é feita a evolução dos grandes pilotos! Mas hoje o canadiano mostrou fibra de campeão e provou aos seus detractores que, se o dinheiro do pai o ajudou a apressar a subida pelos vários escalões, é o talento que «manda» no cronómetro! «Sei que estou pronto, ganhei outros campeonatos antes de aqui chegar, sei que mereço a F1», comentou Stroll que começou hoje a prová-lo!

Hoje foi também dia de enchente (relativa…) no circuito da Catalunha, pois estavam os dois pilotos da casa em acção, embora com sortes e disposições bem diferentes. «Bem melhor que a semana passada, evoluímos em termos de fiabilidade, mas agora temos um programa de testes sobrecarregado para tentar recuperar o tempo perdido», comentava Carlos Sainz que fez 92 voltas no Toro Rosso. Pelo contrário, Fernando Alonso apenas fez 46 voltas no McLaren/Honda, com o motor nipónico a continuar a mostrar-se muito frágil. Ao ponto de o piloto resumir a situação numa frase… «assassina»: «A McLaren está pronta para ser campeã do Mundo, a Honda não»! Tempos de hoje:

PosPilotoEquipaTempoVoltasPneus
1 Bottas Mercedes 1:19.310 70 SS
2 Massa Williams 1:19.420 63 US
3 Räikkönen Ferrari 1:20.406 53 S
4 Verstappen Red Bull 1:20.432 102 S
5 Stroll Williams 1:20.579 59 SS
6 Hamilton Mercedes 1:20.702 79 S
7 Hülkenberg Renault 1:21.213 61 SS
8 Pérez Force India 1:21.297 100 SS
9 Sainz Toro Rosso 1:21.872 92 S
10 Grosjean Haas 1:21.887 96 US
11 Wehrlein  Sauber 1:23.000 59 S
12 Alonso McLaren 1:23.041 46 S
13 Ericsson Sauber 1:23.384 47 S
14 Palmer Renault 1:24.774 29 SS

Amanhã, penúltima jornada de testes de pré-temporada, será o último dia em que alguns pilotos guiarão os seus carros antes de Melbourne. Serão os casos de Ricciardo (Red Bull), Vettel (Ferrari), Ocon (Force India), Vandoorne (McLaren), Kvyat (Toro Rosso) e Magnussen (Haas).

Partilhar Notícia.