F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Barcelona-8: Preparação do Mundial-2016 encerra com sorrisos na Ferrari

Os últimos dois dias de testes de pré-temporada correram às mil maravilhas à Ferrari que não só parece ter afastado o espectro de falta de fiabilidade que chegou a pairar sobre o SF16-H, como conseguiu estabelecer-se como a equipa mais rápida do pelotão. É verdade que a Mercedes não entrou no «jogo» dos tempos mas, pelo que se viu, a Scuderia parece estar um pouco à frente da Williams e mais ainda da Red Bull, havendo apenas alguma «desconfiança» em relação ao que as marcas obtidas pela Force India significarão na realidade…

Hoje, na derradeira jornada, Sebastian Vettel foi praticamente tão rápido com os pneus supermacios do que Kimi Raikkonen fora ontem com os ultramacios, mostrando que o Ferrari está veloz. A somar a isso, demonstrou de forma inequívoca a resistência do monolugar italiano, cumprindo 142 voltas (um G.P. de Espanha são 61 voltas) sem quaisquer problemas, além de ainda ter feito as «manchetes» do dia ao experimentar a estrutura de protecção em halo que poderá ser obrigatória em 2017. Um dia em cheio, pois, para a Scuderia que termina os preparativos para Melbourne com o moral em alta!

Não é que isso possa afectar a confiança da Mercedes que hoje acumulou mais 136 voltas, terminando os oito dias de testes com 1291 voltas, ou seja, um pouco mais de 21 Grandes Prémios, o correspondente ao próximo Mundial completo! Um esforço notável por parte da equipa bicampeã do Mundo, embora não se saiba quantos motores foram utilizados ao longo desta longuíssima maratona que deixou os seus pilotos claramente fatigados. De tal forma que hoje nem houve a preocupação de estabelecer grandes marcas…

Poderá ser discutível a opção da Mercedes em não ter procurado fazer um tempo, não escolhendo jogos de pneus super ou mesmo ultramacios para aquilatar da «performance» máxima do W07, rodando na esmagadora maioria do tempo com pneus médios. Claro que é aos seus responsáveis que cabe definir a melhor estratégia, mas há já quem fale em arrogância quando se refere à certeza que parece vir daquelas bandas quanto à rapidez do monolugar de Hamilton e Rosberg. E a verdade é que Raikkonen conseguiu, com pneus médios, o mesmo tempo que Rosberg…

Notas deste último dia para a exibição de boa resistência mecânica por parte dos Toro Rosso, Williams, Red Bull, McLaren/Honda (que evolução!) e Sauber, todos bem acima das cem voltas, tal como Ferrari e Mercedes. Sainz fez o segundo tempo mas com pneus ultramacios, enquanto Massa ficou a apenas meio segundo com os supermacios.

Das novidades no pelotão, a Renault prossegue a sua evolução, com Jolyon Palmer a referir notar grande progressão em relação ao ano passado, mesmo se teve uma jornada perturbada com alguns problemas mecânicos. Na Haas, a manhã foi produtiva para Romain Grosjean o que levou a equipa a alterar os planos, dando a possibilidade a Esteban Gutierrez – que tinha tido dois dias quase sem andar – de rolar na parte da tarde. O mexicano anda azarado, pois o VF16 não colaborou e acabou por apenas fazer 24 voltas…

Por fim, a Manor teve a manhã estragada com um problema mecânico grave no MRT05, mas conseguiu resolvê-lo a tempo de enviar Rio Haryanto para a pista, de forma a que o piloto indonésio pudesse prosseguir a sua adaptação à F1. E Haryanto trabalhou bem, cumprindo 58 voltas, evoluindo as suas marcas e não cometendo erros. Precisamente o que se pretendia dele. Temos de hoje:

PosPilotoEquipaTempoVoltas
1 Vettel Ferrari  1:22.852 142
2 Sainz Toro Rosso  1:23.134 133
3 Massa Williams  1:23.644 129
4 Pérez Force India  1:23.721 60
5 Hamilton Mercedes  1:24.133 69
6 Ricciardo Red Bull  1:24.427 123
7 Button McLaren  1:24.714 121
8 Palmer Renault Sport  1:24.859 90
9 Ericsson Sauber  1:25.031 132
10 Grosjean Haas  1:25.255 66
11 Gutiérrez Haas  1:25.422 25
12 Haryanto Manor  1:25.899 58
13 Rosberg Mercedes  1:26.140 70

Agora, as equipas recolhem às suas bases, onde estarão a aprontar os segundos chassis (a Manor já o teve em Barcelona) e todo o material para ser embarcado para Melbourne. Onde, no próximo dia 18, começará oficialmente o Mundial deste ano com os treinos livres, seguindo-se, no dia 19, a primeira qualificação segundo o novo sistema «a eliminar», hoje aprovado pela FIA. Depois, será uma longa época que só acabará já em finais de Novembro!

Partilhar Notícia.