F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Barcelona-8 – Raikkonen e Ferrari no topo do mundo!

A Ferrari sai dos testes de pré-temporada de Barcelona como a equipa com o carro mais rápido, a duas semanas do arranque do Mundial de Fórmula 1! Kimi Raikkonen não escondeu o jogo – ou, pelo menos, tanto como Vettel o tinha feito ontem – e estabeleceu uma das melhores marcas algumas vez realizadas nesta versão da pista catalã! O dia, contudo, não acabou em beleza, com a simulação de corrida interrompida por um problema eléctrico que o levou a sair de pista…

O finlandês da Ferrari obteve o seu tempo com pneus supermacios e chegou até a «calçar» os ultramacios, mas faria pior marca, certamente por estar a rodar noutras condições de carga de gasolina. O facto é que o SF 70 H foi o único carro a entrar no segundo 1.18, deixando toda a concorrência bastante longe. Há, contudo, de ter algum cuidado nesta análise, pois sabe-se que os Mercedes ainda andaram com alguns quilos a mais de gasolina para os seus tempos serem tomados como rigorosos… No entanto, uma coisa é certa: o Ferrari está rápido e, pelas voltas que fez e apesar deste problema de Raikkonen, mostrou-se muito fiável nos oito dias de testes. Temos candidato do lado da Scuderia!!

Hoje a Mercedes andou claramente a estudar o desgaste dos pneus supermacios e ultramacios, com Bottas e Hamilton a rodarem com bastante gasolina nos depósitos, ficando separados por 5 milésimos mais a mais de um segundo de Raikkonen. Ora calcula-se que cada 10 kg a mais signifiquem mais 0,3 s, caberá agora à Mercedes fazer contas para saber se está à frente ou atrás dos Ferrari. Tudo indica que a luta, em Melbourne, será terrível! Esperemos!...

Só falta mesmo que a Red Bull se junte a este dueto, mas já hoje Max Verstappen deu bons sinais, ao conseguir rodar em bons tempos, em condições de corrida, com pneus supermacios. O problema é que, uma vez mais, o motor Renault ( ou TAG Heuer…) voltou a dar problemas, desta vez com o turbo que lhe roubou duas horas de pista.

Pelo contrário, a outra equipa «energética» teve mais uma grande jornada, com o Toro Rosso STR12 a mostrar-se muitíssimo competitivo e, por fim, resistente. De tal forma que Carlos Sainz conseguiu totalizar 132 voltas acabando com uma frase muito optimista: «Acho que podemos ir para Melbourne tranquilos!». Lance Stroll também teve um dia muito positivo, com 131 voltas de experiência acumulada e voltou a mostrar a sua velocidade: repare-se que fez o seu tempo com pneus macios, quando todos os que estão à sua frente usaram os ultramacios que, teoricamente, são pelo menos um segundo mais rápidos!

Pelo contrário, há muito quem tenha dores de cabeça… A Renault, como já referimos, mas também a Haas, com Grosjean a queixar-se continuamente de problemas de travões. A Sauber parece não ter andamento para acompanhar as demais equipas e à McLaren falta-lhe… corda para fazer mais que uma quinzena de voltas seguidas. Problemas eléctricos voltaram a obrigar Alonso a parar duas vezes. Numa delas, quando o McLaren volou para as «boxes» os fãs de Alonso, que tinham pago bilhetes a 18 € para assistirem aos testes, presentearam o piloto com aplausos e a equipa com uma valente assobiadela! Tempos do último dia de treinos:

PosPilotoEquipaTempoVoltasPneus
1 Räikkönen Ferrari 1:18.634 110 SS
2 Verstappen Red Bull 1:19.438 71 SS
3 Sainz Toro Rosso 1:19.837 132 US
4 Bottas Mercedes 1:19.845 53 SS
5 Hamilton Mercedes 1:19.850 53 US
6 Hülkenberg Renault 1:19.885 45 US
7 Pérez Force India 1:20.116 128 US
8 Palmer Renault 1:20.205 43 US
9 Stroll Williams 1:20.335 131 S
10 Grosjean Haas 1:21.110 76 US
11 Alonso McLaren 1:21.389 43 US
12 Ericsson Sauber 1:21.670 59 SS
13 Wehrlein Sauber 1:23.527 42 S

Agora… já não há mais testes! É rever tudo o que correu mal e tentar corrigir o que ainda for preciso. Já há poucos dias até ter de embarcar tudo nos aviões em direcção a Melbourne. De hoje a quinze dias, por esta hora… há muito que terminou o primeiro dia de treinos da época de 2017!

Partilhar Notícia.