F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Barcelona dia 1: Lotus surpreende num dia cheio de histórias!

Num dia particularmente agitado, a abertura dos testes de F1 em Barcelona já permitiu ver algumas equipas a explorarem a velocidade real dos seus carros, com a surpresa de Pastor Maldonado levar o Lotus/Mercedes ao topo da lista dos tempos, batendo Kimi Raikkonen (Ferrari) e Daniel Ricciardo (Red Bull).

Tanto Maldonado como Raikkonen bateram o tempo (1.25,232) que valeu a «pole position» a Hamilton no G.P. de Espanha de 2014, embora não se possa fazer uma comparação directa das marcas, já que a temperatura bastante mais fresca que em Maio (hoje não passou dos 14 ºC) ajude a rodar em «cronos» bem mais baixos… Mas parece ser óbvio que houve já várias equipas, pelo menos as três atrás referidas, que rodaram com pouca gasolina, procurando perceber as prestações puras de que os seus monolugares são capazes. E se o Ferrari confirmou o já mostrado em Jerez, Lotus e Red Bull mostraram melhorias significativas, embora este último ainda tenha encontrado muitos problemas para começar o dia…

Incidente invulgar numa sessão de testes foi o embate do Sauber de Felipe Nasr no Williams de Susie Wolff, com os dois carros a ficarem na escapatória, bastante danificados! O acidente terá ocorrido num desentendimento entre os dois pilotos, quando Nasr procurava passava Wolff, com os dois carros a tocarem-se. Ambas as equipas fizeram um esforço tremendo, mas conseguiram enviá-los de novo para a pista nos derradeiros minutos da sessão!

Do lado da Mercedes, os problemas são… de saúde. Lewis Hamilton sentiu-se indisposto ao fim de apenas 11 voltas e teve de parar para o resto do dia. E, afinal, Nico Rosberg até estava na pista mas a contas com uma inflamação de num nervo do pescoço também não pôde guiar, pelo que a Mercedes teve de «repescar» rapidamente Pascal Wehrlein que tinha colocado na Force India para a estreia… E resta saber se algum dos seus pilotos de prova estará em condições para rodar amanhã (será a vez de Rosberg), senão Wehrlein continuará a somar voltas às 79 feitas hoje: 32 com a Force India e 47 com a Mercedes!

Já a McLaren/Honda continua o seu calvário… No início do dia Button ainda rodou com alguma consistência e baixando rapidamente os tempos, até se descobrir uma avaria grave que obrigará a Honda a redesenhar um componente do sistema híbrido de recuperação da energia de travagem (MGU-K) e que só deverá estar disponível no sábado… Tempos da sessão de hoje:

Pastor Maldonado (Lotus), 1.25,011 (69 v.)
Kimi Raikkonen (Ferrari), 1.25,167 (73 v.)
Daniel Ricciardo (Red Bull), 1.25,547 (58 v.)
Sergio Perez (Force India 2014), 1.26,636 (34 v.)
Felipe Nasr (Sauber), 1.27,307 (79 v.)
Max Verstappen (Toro Rosso), 1.27,900 (93 v.)
Jenson Button (McLaren/Honda), 1.28,182 (21 v.)
Pascal Wehrlein (Force India 2014), 1.28,329 (32 v.)
Pascal Wehrlein (Mercedes), 1.28,489 (47 v.)
Susie Wolff (Williams), 1.28,906 (86 v.)
Lewis Hamilton (Mercedes), 1.30,429 (11 v.)

Amanhã, Fernando Alonso guiará o McLaren/Honda, embora não se saiba bem em que condições… Também não se sabe quem guiará o Mercedes, podendo Wehrlein voltar ao volante do W06, caso os médicos, que aconselharam repouso a Rosberg, o aconselhem a não guiar numa pista tão exigente em termos de forças G’s.
Partilhar Notícia.