F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Barcelona dia 3: Maldonado «supermacio» voa no Lotus!

Da parte da tarde já não houve problemas com a chuva e Pastor Maldonado voltou a exibir a aparente competitividade do Lotus/Mercedes ficando, para já, na posse do melhor tempo dos testes de Barcelona, com 1.24,348, o que é quase um segundo menos que a «pole» de Hamilton no último G.P. de Espanha. Duas ressalvas: tempo feito com pneus supermacios (o do britânico com médios); e marca ainda muito longe dos tempos obtidos nos últimos testes realizados em Barcelona, em 2013, sob condições atmosféricas semelhantes (mas ainda com os motores V8 atmosféricos), quando se rodou na casa do 1.20…

Maldonado foi um dos muitos pilotos com um dia muito produtivo, em que se nota, no geral, um claro aumento da fiabilidade dos carros, à medida que os pilotos vão também aumentando o ritmo. A Mercedes, mesmo com a desculpa de Hamilton ainda não estar totalmente recuperado da gripe, continua estranhamente escondida, apenas a acumular quilómetros, sem uma única tentativa de fazer uma volta rápida com pneus macios.

Boa jornada de trabalho para as duas equipas com motores Renault que demonstraram excelente nível de fiabilidade, com Verstappen a somar a distância equivalente a dois G.P. de Espanha, enquanto Kvyat completou, de tarde, uma simulação de Grande Prémio sem problema, embora num ritmo melhorável… Resolvidos os problemas de caixa de velocidades que quase o impediram de rodar de manhã, Marcus Ericsson voltou a mostrar que o Sauber é uma boa base de trabalho mas atenção que o seu tempo foi obtido com pneus macios… e está longe dos dos homens da frente.

No seu primeiro dia de testes e sob o olhar do patrão Marchionne, Sebastian Vettel coleccionou voltas no Ferrari sem problemas… tirando o erro matinal em que se deixou apanhar na «ratoeira» da pista húmida, ficando na gravilha logo na volta da saída das «boxes»! Na Williams trabalho dividido, com Bottas a render Massa da parte da tarde mas ambos a totalizarem 100 voltas, mostrando também um bom grau de fiabilidade. Ainda não foi desta que a Williams tentou fazer um brilharete no cronómetro…

A McLaren/Honda prossegue o calvário e não há maneira de ter um dia positivo! Button fez 16 voltas nas primeiras sete horas de treinos… Pelo Twitter, a equipa fez saber: «Ao final da manhã encontrámos problemas semelhantes aos de 5.ª feira. Continuaremos os testes à tarde mas com potência limitada no MGU-K», juntando depois: «Uma junta redesenhada está para chegar e será montada esta noite». À tarde o britânico fez mais algumas voltas, em ritmo baixo e ainda foi prejudicado por uma bandeira vermelha a vinte minutos do final da sessão, quando o Toro Rosso de Verstappen se «cansou»… ao fim de 129 voltas! Que inveja… Tempos do terceiro dia de testes de Barcelona:

Pastor Maldonado (Lotus), 1.24,348 (104 v.)
Max Verstappen (Toro Rosso), 1.24,739 (129 v.)
Lewis Hamilton (Mercedes), 1.26,076 (101 v.)
Marcus Ericsson (Sauber), 1.26,340 (53 v.)
Sebastian Vettel (Ferrari), 1.26,407 (105 v.)
Daniil Kvyat (Red Bull), 1.26,589 (112 v.)
Felipe Massa (Williams), 1.26,912 (55 v.)
Pascal Wehrlein (Force India), 1.27,333 (81 v.)
Valtteri Bottas (Williams), 1.27,559 (49 v.)
Jenson Button (McLaren), 1.29,151 (21 v.)

Amanhã será o último dia de testes em Barcelona, tendo depois as equipas muito pouco tempo para fazer grandes alterações nos seus carros: a próxima e derradeira sessão, antes do G.P. da Austrália, começará já na próxima quinta-feira, de novo até domingo.
Partilhar Notícia.