F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Capacetes liberalizados no Mónaco… e há para todos os gostos!

Na edição deste ano do G.P. do Mónaco voltou o desfile de… capacetes especiais, desenhados especificamente para a prova do Principado! E isto porque a FIA decidiu fazer a vontade aos pilotos que pediam a possibilidade de poderem usar um «design» diferente do habitual, ao menos uma vez no ano, numa altura que achassem importante, para assinalar algo especial.

Assim, o artigo do regulamento que obrigava os pilotos a manterem o mesmo desenho do capacete ao longo da época, para facilitar o seu reconhecimento pelos fãs, passou a ter a expressão «manter substancialmente o mesmo desenho», o que já era um sinal de abertura. Mas a FIA foi mesmo mais longe, permitindo um desenho totalmente diferente numa prova, embora os pilotos tenham de voltar ao desenho original no Grande Prémio seguinte.

Foi o suficiente para vários pilotos aproveitarem para se apresentarem no Mónaco com desenhos específicos, sendo de destacar a dupla da Williams. E se Valtteri Bottas optou por usar motivos relativos ao jogo e ao famoso Casino de Monte Carlo – com uma roleta no topo e dois setes de copas (ele que é o n.º 77) atrás –, já Felipe Massa entregou o seu capacete a um famoso colectivo brasileiro de «graffiters», de nome «Os Gémeos».

«Eles são já muito famosos em todo o Mundo e pintaram o capacete para mim», explicou o brasileiro que fez questão de mostrar a obra de arte, chamando a atenção para duas das muitas figuras presentes, mas que aparecem em posição de destaque, no topo: «Tenho aqui o meu filho e a minha mulher, portanto é algo de muito especial com que irei ficar para sempre».

Fã incondicional das mudanças de capacete – alterava-os tantas vezes que se diz que aquela regra foi feita a pensar em si! –, Sebastian Vettel não perdeu a oportunidade de se apresentar com um novo «design», de ar mais «retro». Mantendo, no essencial, o visual do seu capacete, as listas da bandeira alemã parecem feitas em couro, com os pespontos e tudo!

Já Romain Grosjean alterou o seu capacete para uma homenagem sentida ao seu amigo Jules Bianchi, o piloto desaparecido meses depois do violento acidente no G.P. do Japão de 2014. E aproveitou para recordar a proeza do malogrado piloto francês que, precisamente há dois anos, no Mónaco, conseguiu, numa demonstração de todo o seu talento, dar os únicos dois pontos da história da equipa Marussia!

Também Lewis Hamilton tem um capacete especial que, no geral, mantém o seu «design» habitual. No topo, contudo, tem fotos a preto e branco de estrelas «pop» desaparecidas nos últimos tempos, distinguindo-se Prince, David Bowie, Whitney Houston ou Michael Jackson.

Vários outros pilotos fizeram «edições especiais» dos seus capacetes para a corrida monegasca mas terminamos com o vencedor-surpresa da última corrida, Max Verstappen. Lá por ter apenas 18 anos não quer dizer que não possa entrar na onda da personalização do capacete e também ele escolheu um desenho específico e… bastante brilhante para a sua segunda presença no Principado.

Partilhar Notícia.