F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Circuito alternativo proposto em Baku para salvar centro histórico

No Azerbeijão parece não haver fome que não dê em fartura… Já com o circuito citadino desenhado pela Tilke aprovado para o G.P. da Europa que se realizará a 17 de Julho, em Baku, eis que aparece um projecto para um autódromo permanente, nos arredores da cidade.

Para já apenas um projecto de uma sociedade local de arquitectos de que tem o cuidado de frisar bem que «o único projecto real e verdadeiro é o desenvolvido pela Tilke» e que este é apenas «um esboço conceptual, sem qualquer acordo com o governo para o tornar realidade». Mas a verdade é que o fizeram por um motivo claro: o facto de o circuito citadino previsto (com 6,006 km) atravessar o coração histórico de Baku, zona considerada Património da Humanidade pela Unesco.

«Como arquitectos profissionais somos contrários a esta decisão que nem é prática nem ‘eco-fiendly’. Tendo já sido estudada noutros países, nenhum aceitou organizar uma corrida no coração das suas capitais», refere o estúdio ChiZa Architectural Bureau que propõe, em contrapartida, uma pista permanente de 5,160 km nos arredores de Baku e com ligações directas ao aeroporto internacional.

Em cima mostramos três imagens do novo projecto proposto para ser construído no Cabo Sultan, zona nobre na parte oriental de Baku, e duas do traçado aprovado para a prova do próximo ano. O Azerbeijão está fortemente apostado em manter a Fórmula 1 por muitos e bons anos…

Partilhar Notícia.