F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Com as equipas divididas, vota-se hoje o futuro da F1

Ainda a época de 2015 não começou e já hoje a Fórmula 1 passa por um dia de extrema importância quanto à temporada de… 2016. Ou até de 2017! Porque há hoje uma importante votação na Comissão de F1, em Genebra (Suíça), que definirá as alterações a introduzir nos monolugares, eventualmente já a partir do próximo ano. Uma votação crucial porque, antes de 1 de Março, qualquer alteração regulamentar para a época seguinte pode ser aprovada por simples maioria enquanto, após aquela data, é obrigatória unanimidade o que, na Fórmula 1, é quase impossível.

É difícil prever o que sucederá, mas sabe-se que a Mercedes quer adiar as modificações para 2017, enquanto a Red Bull as quer antecipar para 2016 e a Ferrari fica-se a meio caminho, preferindo as grandes alterações para 2017, mas defendendo pequenas novidades já para o próximo ano… Cada qual de acordo com os seus próprios interesses, claro! Há uma linha geral com que todos concordam: num futuro a breve prazo (2016 ou 2017), os F1 deverão ter motores mais potentes, ser mais largos e com maior apoio aerodinâmico e ter pneus maiores. Como e quando lá chegarão é que divide as equipas…

Esta votação ocorre após várias semanas de discussões entre responsáveis de equipas e respectivos directores técnicos, em busca de um caminho para tornar os Fórmula 1 mais apelativos e as corridas mais interessantes. Se houver uma maioria em torno das alterações a introduzir nos regulamentos técnicos – cujas propostas em discussão apresentamos à parte –, essa decisão terá de ser depois ratificada por uma votação do Conselho Mundial da FIA feita… por fax. Por um motivo simples: a próxima reunião daquele órgão da FIA está prevista apenas para 20 de Março, ou seja, depois do tal «deadline» de 1 de Março…
Partilhar Notícia.