F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Directores técnicos têm de inventar formas de facilitar ultrapassagens

A reunião técnica prevista para a quinta-feira anterior ao G.P. da Bélgica servirá para discutir propostas para aumentar as possibilidades de ultrapassagem nas corridas de Fórmula 1. Numa perspectiva da concepção dos carros, ou seja, eliminar as contingências aerodinâmicas que limitam actualmente as possibilidades de os carros curvarem mais próximos, proporcionando ultrapassagens nas rectas que se seguem.

Já aqui demos conta, há quatro dias, das preocupações com que alguns projectistas encararam os primeiros esboços das alterações previstas para 2017, quando se pretende que os F1 se tornem visualmente mais espectaculares e bastante mais rápidos que os actuais. E logo aí se falou que as alterações propostas iriam complicar ainda mais a vida aos pilotos que quisessem passar o carro da frente, mesmo que este fosse, no geral, mais lento.

Pois agora o Grupo Estratégico da F1 incumbiu os directores-técnicos das diversas equipas de, na tal reunião de 18 de Agosto com o responsável da FIA, Charlie Whiting, discutirem formas de facilitar as ultrapassagens. «O desenho que nos foi apresentado não contribui muito para isso», referiu Andy Green, da Force India.

E explicou o que está em causa: «Actualmente, estamos muito dependentes da força aerodinâmica gerada na dianteira para todo o carro funcionar. O que faz com que, assim que o carro se aproxima de outro, não só perde essa força na dianteira como em todo o carro. É isso que teremos de analisar nessa reunião. Poderemos fazer algo para o corrigir, ou será isso uma característica específica destes carros? É isso que espero ver discutido».

Partilhar Notícia.