F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Ecclestone quer que Baku passe a ser mais uma corrida nocturna

A primeira visita da Fórmula 1 ao Azerbaijão e às ruas de Baku revelou-se um enorme sucesso. Os pilotos foram unânimes nos elogios ao circuito citadino, mesmo se durante os treinos vieram ao de cima alguns problemas de juventude da pista.

Passado o primeiro exame, eis que um novo desafio se coloca aos promotores do Grande Prémio da Europa: a eventualidade de a prova de Baku passar a ser uma corrida nocturna; ou, pelo menos, disputada entre o dia e a noite, a exemplo do que se passa no Bahrain ou Abu Dhabi, em que os Grandes Prémios arrancam sob a luz natural e terminam com iluminação artificial.

Bernie Ecclestone é o principal apoiante da ideia, tendo já feito saber que adoraria que a próxima prova em Baku arrancasse às sete da tarde, já ao entardecer. Isso implicará, obviamente, iluminar os seis quilómetros do traçado citadino da capital azeri, com um sistema que deverá ser semelhante ao utilizado em Singapura. «Talvez se possa alargar um pouco mais a pista nalguns pontos, isso já está a ser tratado, mas foi fantástico. Se todos os promotores fizessem o esforço que fizeram os do Azerbaijão seria fantástico, fizeram um trabalho incrível!».

Vinte milhões de euros é quanto os promotores calculam ter de gastar para transformarem o Grande Prémio da Europa numa corrida nocturna. A juntar aos muitos milhões na montagem e desmontagem da pista, num processo que demora quase seis meses. Mas o gasto adicional não parece assustar os responsáveis do Baku City Circuit, pelo que é muito provável que o calendário de 2017 ganhe mais uma corrida a terminar já de noite!

Partilhar Notícia.