F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Ecclestone reconhece que canais pagos roubaram um terço das audiências da F1!

A Fórmula 1 está a pagar… o pecado da gula! Indirectamente, é o próprio Bernie Ecclestone, «guloso-mor», quem o confirma, ao revelar que as audiências televisivas da disciplina sofreram uma quebra de cerca de um terço nos últimos sete anos. A principal razão? A passagem da cobertura dos Grandes Prémios, na maior parte dos países, para canais pagos!

Foi durante a conferência «Advertising Week Europe 2016», em Londres, que Bernie Ecclestone revelou que as audiências da Fórmula 1 sofreram uma quebra de 200 milhões de espectadores desde 2008, para se fixarem nos 400 milhões atingidos durante o Mundial de 2015. E reconheceu que a estratégia de «fechar» as transmissões em canais pagos contribuiu para o afastamento de muitos telespectadores… Ou seja, a «fome» do lucro máximo afastou um terço da clientela…

Num raro dia de confissões, Ecclestone reconheceu também não ter percebido a importância das redes sociais para o aumento das audiências da F1. «Na época não percebia qual o interesse das redes sociais… As pessoas diziam-me: ‘É onde estão todos os jovens’. E eu respondia-lhes: ‘Mas os jovens não são quem compra os artigos que vendem os nossos patrocinadores, não vejo a utilidade’. Era o que pensava porque foi assim que fui educado».

Todavia, Ecclestone parece ter sido… reeducado, pois a F1 até já criou, este ano, uma conta no Facebook. «Depois percebi até que ponto as redes sociais são importantes. Mas, naquela época, não via o que poderiam trazer à F1…». Agora até a própria página da F1 chega a partilhar pequenos vídeos oficiais! Quem o viu e quem o vê…

Mas pode ser por aqui e por um progressivo regresso das transmissões a canais abertos ou com preços muitíssimo reduzidos que a Fórmula 1 recupere a popularidade perdida. Apesar de, e convém frisá-lo, mesmo com 400 milhões de espectadores por época, continuar a ser um dos desportos mais vistos e globais deste Planeta!

Partilhar Notícia.