F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Equipas pequenas recebem adiantamento para irem à Austrália

As equipas mais pequenas, mais concretamente a Lotus, Force India e Sauber, terão recebido um adiantamento de cerca de 9 milhões de euros por parte de Bernie Ecclestone para poderem estar em Melbourne, no primeiro Grande Prémio do ano! Depois de uma reunião em Londres, aquelas equipas fizeram ver ao responsável pela divisão dos direitos económicos não só o desequilíbrio na repartição dessas verbas, como a situação de dificuldades financeiras em que as três vivem.

«Os meses de Novembro, Dezembro e Janeiro são os piores, pois não conseguimos gerar nenhum lucro», revelou o patrão da Lotus, Gerard Lopez. «É na fase de concepção e construção dos novos carros que gastamos 43% do nosso orçamento, enquanto a FOM só nos paga os prémios a que temos direito no início do campeonato. Esta é uma situação insustentável!».

Prova disso foi o atraso na apresentação do Force India VJM08 já que a equipa foi obrigada a pagar adiantadamente a alguns fornecedores assustados com o fim prematuro da Caterham e Marussia, deixando avultadas dívidas. A equipa indiana com base em Silverstone (Inglaterra) lá conseguiu terminar o seu carro de 2015 que, nos testes de Barcelona, até deu boa conta de si! «Explicámos-lhe que temos dificuldades, tal como a Lotus e a Sauber», contou Bob Fernley, da Force India. «Ele prometeu ajudar as equipas que tenham problemas, de forma a podermos participar nas primeiras corridas».

Sob uma ameaça velada de boicote – já no final de 2014 aquelas equipas tinham ameaçado faltar à corrida brasileira –, «Mr. E.» lá aceitou adiantar uma parte das verbas que as equipas têm a receber, garantindo assim que a grelha do G.P. da Austrália contará com 18 carros. Talvez até 20, caso os esforços da Manor Marussia sejam bem-sucedidos.
Partilhar Notícia.