F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Equipas podem ser accionistas de uma F1 que continuará centrada na Europa

Para quem gosta de corridas, este pode não ser o tema mais entusiasmante mas é, sem dúvida, o assunto do dia! As equipas de Fórmula 1 poderão tornar-se accionistas da disciplina, comprando acções por um valor que ainda não foi estipulado. Esta é uma das primeiras consequências prometidas pela Liberty Media, depois da anunciada tomada de controlo por parte daquele mega grupo de «media» dos direitos comerciais das F1.

«Iremos oferecer às equipas a oportunidade de investir na Fórmula 1 e os temos exactos desse investimento serão tornados mais precisos em devido tempo», lê-se num comunicado da Liberty Media. «Algumas escuderias já exprimiram o seu interesse em investir neste desporto quando a aquisição da F1 pela Liberty Media foi anunciada». Aquisição que tem ainda de ser confirmada quer pela FIA , quer pelas autoridades europeias da concorrência. E, atenção, que este não é apenas um detalhe!...

E o acordo das entidades europeias não só é legalmente crucial como é de todo o interesse para o próprio grupo norte-americano. Porque, segundo o futuro presidente do Formule One Group, Chase Carey, o mercado europeu continuará a ser crucial para a F1! Aos que temem que esta operação significa a «fuga» da F1 das provas europeias em busca de novos e mais lucrativos destinos, Carey tranquiliza… pelo menos a curto prazo.

«Os mercados emergentes são sempre uma oportunidade para um desporto que se pretende mundial e global e estamos muito entusiasmados com a ideia de desenvolver ainda mais a Fórmula 1 nos Estados Unidos e na Ásia», declarou Chase Carey. «Mas quero deixar um ponto muito claro: os mercados já bem estabelecidos, e a Europa em particular que é o berço da Fórmula 1, têm também uma importância crítica aos nossos olhos».

Ou seja, a Europa pode estar tranquila… para já! «A longo prazo, os mercados dos Estados Unidos e da Ásia são oportunidades que será preciso trabalhar se quisermos aumentar as audiências da Fórmula 1, mas isso não se faz de hoje para amanhã. Será um trabalho de vários anos». Nas entrelinhas: nas próximas épocas assistiremos a uma «competição» entre as corridas europeias; para ficarem apenas as melhores, quando chegar o dia de seleccionar e reduzir as etapas europeias…

Partilhar Notícia.