F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Bélgica – Antevisão e horários do regresso da F1... num circuito monumental!

Após a habitual pausa de Verão, a Fórmula 1 regressa à acção e logo… com um monumento! O G.P. da Bélgica é das provas que todos os pilotos querem correr, só pelo prazer de poderem acelerar num dos mais desafiantes circuitos do Mundial, Spa-Francorchamps. O campeonato entra agora na fase dos reinos da velocidade, agora com a pista belga, a que se seguirá Monza (Itália).

A pista mais extensa do Mundial de F1 – «sobram» 7,004 km dos mais de 14 km do traçado original por estradas públicas que ligavam as povoações de Francorchamps, Stavelot e Malmédy, abandonado em 1970 por ser demasiado perigoso – faz o pleno entre as preferidas dos pilotos. Que, este fim-de-semana, têm mais uma coisa com que se preocuparem, com as novas regras impostas pela FIA para tornarem as partidas mais complexas, dependentes quase em exclusivo dos pilotos, sem ajudas dos engenheiros para acertarem o ponto de embraiagem ideal, nem outras dicas importantes... E logo numa partida tão delicada como a de Spa, com uma recta muito pequena até ao fechadíssimo gancho de La Source!

A zona mais célebre é a acentuada descida que, no estonteante ziguezaguear de Eau Rouge, leva à íngreme subida com o topo na esquerda do Raidillon que só os mais corajosos e com os carros mais afinados conseguem fazer a fundo! Mas a dupla esquerda de Pouhon ou a rapidíssima esquerda de Blanchimont são outros pontos em que, como os pilotos costumam definir, «se separam os homens dos meninos»…

Nesta pista, a potência dos motores é fundamental e quem tiver mais cavalos (alô Mercedes…) tem meio caminho andado para o sucesso. A afinação dos carros deve privilegiar a estabilidade em curvas rápidas mas sem sacrificar a velocidade em recta (médio-baixo apoio aerodinâmico) e a reactividade do carro. A passagem em Eau Rouge, com o «buraco» da transição entre descida e subida pronunciadas, obriga a um cuidado acerto da altura do carro ao solo para não bater demasiado no solo, o que poderia levar à perda de controlo por parte do piloto.

Por fim, esta é uma pista que tem especificidades que obrigam as equipas a adaptar a sua forma de trabalhar: por ser mais extensa, os pilotos fazem menos voltas nos treinos, ou seja, podem entrar menos vezes nas «boxes» para afinações; localizada no coração das Ardenas, a chuva é visita frequente, obrigando os estrategas das equipas a cuidados adicionais – no início da semana, as previsões a longo prazo apontavam para fim-de-semana solarengo mas, ali, vale o que vale… e hoje, quinta-feira, já mostram hipóteses de aguaceiros para o dia da corrida!

À partida, esta será uma pista favorável ao regresso do domínio da Mercedes e também dos Williams aos lugares da frente, carros sempre muito competitivos nos circuitos mais velozes, como se viu em Silverstone. Mas a Ferrari já prometeu evoluções no seu motor (extensíveis aos da Sauber) para causar dores de cabeça aos campeões do Mundo e Vettel chega moralizado pela vitória indiscutível que alcançou na corrida húngara, antes das férias!

Bem presente está ainda o início acidentado da corrida de 2014, quando Nico Rosberg acertou no colega de equipa, Lewis Hamilton, estragando a corrida deste e uma dupla quase certa da Mercedes, numa das maiores polémicas do Mundial do ano passado, agradecida por Daniel Ricciardo e pela Red Bull que contabilizaram mais uma vitória. Este ano, contudo, os dois parecem estar muito mais «bem-comportados»…

A nível de pneus, a Pirelli levará para a Bélgica as misturas macia (amarela) e média (branca), apesar da elevada carga a que são sujeitos, em especial em termos de compressão, a cada passagem por Eau Rouge. No entanto, a marca italiana confia que a temperatura ambiente não será demasiado elevada, o que permitirá que o desgaste não seja demasiado acentuado. Teoricamente, esperam-se duas paragens nas «boxes», usando-se dois jogos de pneus macios e um de médios, já que a diferença entre as duas misturas se deverá situar nos 1,8 a 2 s por volta.

Os treinos livres para o G.P. da Bélgica realizam-se na sexta-feira às 9 e 13 horas (de Portugal Continental) e no sábado, às 10 horas. A qualificação terá lugar às 13 horas de sábado e a corrida às 13 horas de domingo.

Partilhar Notícia.