F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

F1 pode adiar a «revolução de 2017»… para o ano seguinte

A grande revolução dos regulamentos técnicos da Fórmula 1, aquela que iria tornar os carros muito mais espectaculares de ver e cinco a seis segundos por volta mais rápidos, a partir de 2017, poderá, afinal… ser adiada para 2018! Tudo porque a primeira abordagem a esses novos regulamentos, feita no último Conselho Mundial da FIA, deixou alguns directores técnicos preocupados não só com a sua viabilidade num curto espaço de tempo mas também com os seus custos.

Um dos esboços mostrados seria de uma asa traseira bastante mais baixa e larga que as actuais e os projectistas alertaram para essa novidade poder criar maiores e mais complexas turbulências aerodinâmicas atrás dos carros, acabando por dificultar ainda mais as ultrapassagens. Efeito exponenciado por os carros curvarem bastante mais depressa. O que vai totalmente contra o que a FIA pretende que é reduzir a influência da aerodinâmica para permitir que as ultrapassagens se tornem… possíveis.

Paddy Lowe (Mercedes) e Pat Symonds (Williams) foram dois dos directores-técnicos que franziram o sobrolho em relação às novidades propostas e avançaram de imediato com a possibilidade de as equipas se porem de acordo com o adiamento, por um ano (para 2018), da entrada em vigor das novas regras.

Symonds resumiu: «Não será nada simples elaborar este novo regulamento técnico. As novas regras têm de estar terminadas, o mais tardar, no final do mês de Fevereiro do próximo ano. O tempo urge e começo a pensar que 2017 é já um objectivo demasiado ambicioso…».

Por outro lado, convinha que as equipas se pusessem de acordo quanto a esta necessidades, mesmo se, para aprovar as regras de 2017 até finais de Fevereiro de 2016, uma maioria qualificada é suficiente, não sendo precisa unanimidade. Mas Symonds abre já uma frente de «batalha», ao revelar que Ferrari e Red Bull não querem adiar a entrada em vigor dos novos regulamentos: «Estas duas equipas querem que algo mude o mais depressa possível para tentarem recuperar a desvantagem que as separa para a Mercedes. Mas deviam ter em conta os custos que isso acarreta e pensar nas equipas que têm orçamentos muito inferiores aos deles e que veriam de bom grado esse adiamento por um ano».

Uma primeira discussão sobre a alteração de regras para 2017, entre as equipas e o responsável da FIA para a Fórmula 1, Charlie Whiting, terá lugar no dia 18 de Agosto. Prevista inicialmente para 21 de Julho, foi adiada devido ao falecimento de Jules Bianchi.

Partilhar Notícia.