F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

F1 volta ao Algarve este fim-de-semana, numa pista pronta para GP

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), próximo de Portimão, volta a receber um monolugar de Fórmula 1 nos próximos quatro dias, com a Mercedes a fazer um teste de avaliação a dois novos pilotos. De amanhã, sábado, até terça-feira, as sessões de treino deverão decorrer à porta fechada e será usado um chassis de 2014 (W05) ou de 2015 (W06).

Em pista estarão o canadiano Nicolas Latifi e o britânico George Russell. Latifi (21 anos) tem feito uma ascensão pelas diversas fórmulas de promoção, mesmo se sem um palmarés particularmente vistoso (o ano passado fez GP2 com a DAMS e apenas obteve um pódio). Apesar disso, em Março do ano passado foi anunciado como piloto de testes da equipa Renault de F1 e agora, nesta espécie de extensão da parceria entre a Mercedes e a marca francesa que parece chegar à F1, fará também a sua primeira experiência com a equipa alemã.

Quanto a George Russell (19 anos), foi campeão britânico de F4 na sua primeira época nos monolugares, tendo ficado em 2.º no Masters de F3 no ano seguinte. Em Janeiro deste ano a Mercedes integrou-o no seu programa de jovens pilotos, pelo que este teste faz todo o sentido, na sua evolução dentro da equipa, uma época em que alinhará no campeonato de GP3. Já em 2014 a Mercedes realizara no Algarve um teste de avaliação de um jovem piloto, no caso Jazeman Jaafar.

Este teste da Mercedes parece uma… prenda de celebração para o AIA que recebeu hoje, por parte da FIA, a homologação máxima, ou seja, fica apto a receber até provas do Campeonato do Mundo de Fórmula 1! Isto depois de uma vistoria já em função dos carros deste ano que têm novas exigências em termos de segurança. Segundo anúncio dos responsáveis do AIA na página oficial do Facebook, «o Autódromo Internacional do Algarve obteve hoje, por parte da FIA, homologação máxima, Grau 1», acrescentando: «É com enorme orgulho que recebemos o grau máximo que nos possibilita receber corridas de Grande Prémio de F1».

Não quer isto dizer que esteja já a prever-se qualquer prova de F1 para a pista algarvia… Mas uma coisa é certa: sem esta homologação é que nunca poderia acontecer!

Partilhar Notícia.