F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA inflexível e horário mantém-se, G.P. da China vai mesmo correr-se no domingo

Nada que não se esperasse… Charlie Whiting manteve-se inflexível durante o «briefing» dos pilotos em que também participaram os directores das equipas que levaram a proposta de antecipar o G.P. da China para amanhã, sábado, e a corrida vai mesmo realizar-se no domingo, segundo o horário inicialmente previsto… se o tempo o permitir. Isto depois de o primeiro dia de treinos praticamente não ter tido carros em pista e ter sido quase todo cancelado devido ao intenso nevoeiro que impediu a operação do helicóptero de apoio médico.

Whiting defende que, apesar das previsões meteorológicas para domingo não serem brilhantes, apontam para algum vento e nuvens mais altas, ou seja, condições de visibilidade suficientes para que o helicóptero possa ser utilizado em caso de acidente grave, condição indispensável para poder haver actividade em pista. O problema é que as previsões também apontam para chuva muito intensa… Por outro lado, também há sempre o problema dos chorudos contratos televisivos que é preciso cumprir e seria extremamente complexo obrigar todos os canais a mudar totalmente as suas programações para transmitir a corrida amanhã…

«Parece que as previsões apontam para nuvens mais altas, pelo que as hipóteses de o helicóptero poder aterrar no hospital são maiores no domingo», comentou Kevin Magnussen, piloto da Haas, no final da reunião. Aparentemente, os responsáveis das equipas não saíram muito convencidos, temendo que as más condições atmosféricas previstas para domingo possam também comprometer a corrida.

No entanto, amanhã de manhã, em Xangai, haverá uma nova reunião dos responsáveis das equipas, desta vez com os homens da Liberty Media que regem agora a parte comercial do desporto, embora o tema não tenha sido divulgado. Já não será, certamente, a antecipação da corrida, muito menos o seu adiamento para segunda-feira, caso não haja condições para correr no domingo, pois essa é hipótese que nem se discute, devido às enormes complicações logísticas.

Convém recordar que, terminada a corrida de Xangai, inicia-se uma outra corrida…logística para levar tudo para o Bahrain onde há o terceiro Grande Prémio do ano já no próximo fim-de-semana. «A primeira parte do material tem de ser embarcada por volta da meia-noite de domingo para que, na terça-feira, os primeiros elementos das equipas possam começar a montar as ‘boxes’ no Bahrain», explicou um dos responsáveis pela parte da logística. «E as segunda e terceira partes de todo o material são embarcados na segunda-feira para serem entregues e montados na quarta-feira e tudo estar pronto na quinta». Ou seja, adiar a corrida implicava perturbar o primeiro dia de treinos livres do G.P. do Bahrain, algo de inaceitável para os promotores desta prova… Fora de causa, portanto.

Lewis Hamilton ainda apelou a que os novos donos da F1 aproveitassem esta oportunidade para repensarem na estrutura dos fins-de-semana de Grandes Prémios, chegando mesmo a propôr três sessões de treinos no sábado, qualificação domingo de manhã e corrida à tarde.

Mas o problema imediato é este G.P. da China e se, amanhã, se prevê um dia seco e uma qualificação disputada em boas condições, já para domingo as perspectivas não são nada boas… E recorde-se que todas as equipas e pilotos tê muito pouca experiência com estes carros e pneus em condições de pista molhada. Uma vez mais… esperemos que as previsões estejam redondamente enganadas!

Partilhar Notícia.