F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA manda retocar pista de Baku para evitar mais problemas

Durante esta noite houve pequenos trabalhos a decorrer na pista de Baku, de forma a resolver os problemas ocorridos ontem com alguns correctores que se soltaram, depois de se terem quebrados os (supostamente) fortes parafusos que os agarravam ao solo. E que, no primeiro treino, segundo revelou a Pirelli, provocaram cortes em 90% dos pneus traseiros-esquerdos!

Por ordens de Charlie Whiting, director de prova da F1, os correctores das curvas 9, 12 e 13 foram pura e simplesmente eliminados, tendo os dois primeiros sido substituídos por uma pintura no solo com o mesmo efeito visual. O último pura e simplesmente não era usado pelos carros, sendo apenas retirado.

Outra alteração foi, no acesso às «boxes», a antecipação do início da linha branca que marca o «corredor» de acesso. A zona da pista, muito rápida e, principalmente, ondulada, dificultava que os pilotos vissem onde começava exactamente esse acesso e foi a pedido deles que a direcção de prova decidiu antecipar o início da linha.

Com consequências: agora, a decisão de ir para as «boxes» tem de ser tomada mais cedo, pois essa linha branca não pode ser cruzada. E esse lado mais à esquerda da pista fica destinado a quem vai para as «boxes», estreitando um pouco a pista para quem lute por uma posição. O que não deverá fazer grande diferença porque aquela é uma zona onde o circuito tem 13 metros de largura…

O que se mantém na mesma é o desenho da estreita mas rápida chicane que dá acesso às «boxes» e que poderá ser feita à velocidade máxima que os pilotos conseguirem, pois a linha de limitação de velocidade só aparece um pouco mais à frente… A última alteração foi a retirada do corrector interior da esquerda apertada na saída das «boxes». Tal como piloto e equipas, também a pista teve ontem… o seu primeiro dia de testes!

Partilhar Notícia.