F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Afinal, Ferrari e Honda já usaram «fichas» de desenvolvimento dos motores

A «guerra psicológica» na F1 parece ter-se estendido ao desenvolvimento dos motores, com os construtores a querem esconder o jogo. Ao contrário do que tinham anunciado, tanto a Ferrari como a Honda já usaram algumas das «fichas» que têm disponíveis – na zona dos Dossiers, neste site, encontrará a explicação do que são estas «fichas» –, o que foi revelado num documento hoje entregue às equipas.

Assim, segundo o relatório do órgão que controla o procedimento da evolução dos motores, a Ferrari usou três das dez fichas que possuía, enquanto a Honda gastou duas das nove que lhe cabiam. Obviamente que não se sabe ao certo quais os componentes alterados, mas consta que, no caso da Ferrari, estará relacionado com o desenho da cabeça dos cilindros.

Tanto Maurizio Arrivabene, director da Ferrari, como Yasuhisa Arai, director da Honda, tinham afirmado que as suas marcas não usariam «fichas» de desenvolvimento para o G.P. do Canadá, mas esta revelação não significa necessariamente que tenham estado a fazer «bluff». Porque é até provável que aquelas evoluções apenas sejam estreadas no G.P. da Áustria.

De momento, a contabilidade das fichas disponíveis é a seguinte: Renault, 12; Mercedes, 7; Ferrari 7 (3 usadas); Honda 7 (2 usadas).

Partilhar Notícia.