F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Ferrari devolveu troféu a Ricciardo… mas as violentas acusações ficaram no ar

A enorme agitação do final da corrida mexicana envolveu palavras fortes, insultos graves, gestos e… três terceiros classificados no espaço de algumas horas! Verstappen ainda esteve na sala antes do pódio mas teve de sair ao ver que tinha sido penalizado em 5 s para dar lugar a Vettel. Afinal, horas depois, seria o alemão a ser punido com 10 s, caindo o 3.º posto nas mãos de Ricciardo que ainda pôde fazer uma «festa privada» com o troféu que a Ferrari lhe entregou, no pódio do circuito.

Tudo começou quando Verstappen, para se defender de Vettel, falhou uma travagem e cortou caminho pela relva, voltando à pista à frente do alemão. O piloto da Ferrari logo pediu que o holandês lhe desse a 3.º posição por se ter aproveitado da saída de pista para conseguir o lugar, mas Verstappen nada fez e começou a travá-lo para permitir que Ricciardo o apanhasse. A partir daí, a coisa descambou, com o ferrarista furioso com o comportamento do holandês e ele próprio a acabar por levar longe demais a sua defesa ao ataque do australiano.

Pelo meio, Vettel ainda insultou o director de prova, perante os pedidos do responsável da Scuderia, Maurizio Arrivabene, para que se acalmasse e, depois de cortarem a meta, trocou alguns gestos com Verstappen, embora nada de menos próprio… Fora do carro, Vettel seria o alvo dos pilotos da Red Bull, com Ricciardo a condenar a sua defesa: «Fez aquilo de que tantos se têm queixado do Max, virou o carro quando estávamos a travar. Não merece estar no pódio!», decretou, antes de saber da penalização que os Comissários aplicariam a Vettel, entregando-lhe a si o pódio. «Apenas ridículo!», comentaria o alemão.

Já Verstappen foi ainda mais violento com Vettel: «Tem de voltar para a escola para aprender uma nova linguagem, é claramente um tipo frustrado, sempre a chorar-se no rádio! O que ele fez ao Daniel é ridículo, virou para cima do carro dele».

Mas os rapazes da Red Bull estavam mesmo numa maré de soltar a língua e Verstappen, a propósito da sua penalização, decidiu meter os Mercedes «ao barulho»: «Na primeira curva, o Lewis ganhou uma enorme vantagem ao sair da pista e o Nico também saiu ganhando avanço. Eu não ganhei qualquer vantagem, quando voltei à pista tinha o mesmo avanço, por isso acho a penalização ridícula». E Ricciardo a fazer o seu jogo… «No início o Hamilton merecia ter sido penalizado, cometeu um erro devia ter pago o preço».

Na foto que publicamos pode ver-se o carro de Hamilton (assinalado) no meio da relva, depois de o piloto da Mercedes ter falhado a travagem para a primeira curva. Mas não só levantou de imediato o pé, deixando que o pelotão se chegasse de novo, como essa vantagem foi imediatamente anulada pela entrada do «safety car» devido a outro acidente. Por isso não terá sido alvo de qualquer sanção.

Mas que o final da corrida e o pós-corrida foram… «quentinhos», lá isso foram. Quanto a Vettel, sobre Verstappen até foi elogioso: «Eu gosto do rapaz, acho que ele trouxe novas coisas à F1 e novas formas de esticar os limites e digo-o no bom sentido. Mas há manobras em que ele tem de ter mais calma, pois acaba por se prejudicar mais a ele próprio».

Partilhar Notícia.