F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Austrália – Rosberg começa 2016 como acabou 2015!

Nico Rosberg (Mercedes) abriu a época de 2016 tal como terminara a de 2015: a vencer! Na Austrália, primeira prova do Mundial de F1 de 2016, os Mercedes foram surpreendidos com os arranques-canhão dos Ferrari de Vettel e Raikkonen, com os bicampeões do Mundo a atrapalharem-se um ao outro e Rosberg até a tocar em Hamilton.

Vettel liderou com algum conforto, parecendo ter a situação controlada e, a certa altura, chegou mesmo a dar a sensação que a Scuderia poderia vencer a corrida de Albert Park, pista em que os Mercedes, mesmo que superiores, teriam sempre grandes dificuldades em ultrapassar, estando Hamilton com maiores dificuldades para se chegar à frente, pela asa dianteira ligeiramente danificada.

Contudo, um assustador acidente entre Fernando Alonso (McLaren) e Esteban Gutierrez (Haas) obrigou até a parar a corrida e, se a Ferrari não tinha a vitória totalmente segura, a Mercedes aproveitou para virar o jogo totalmente do avesso! Ao montar os pneus médios nos dois carros, de forma a que os seus pilotos não tivessem de voltar a parar e trocando a asa dianteira do carro de Hamilton, a Mercedes ficou com a corrida na mão, fazendo valer o longo trabalho feito nos testes de Barcelona com aqueles pneus.

Desta forma, com Rosberg à frente de Hamilton (que teve partida desastrosa caindo da sua 50.ª «pole» para 7.º), os bicampeões do Mundo conseguiram salvar uma corrida que chegou a parecer comprometida com mais uma dupla, sendo acompanhados por Vettel no pódio. O alemão da Ferrari ainda atacou Hamilton, mas cometeu um erro a duas voltas do fim.

Ricciardo voltou a ficar muito perto do pódio numa excelente e promissora actuação da Red Bull, agora a elogiar o motor Renault… que no seu carro se chama TAG-Heuer. E que só não foi melhor por ter perdido Daniil Kvyat antes mesmo do arranque com um problema eléctrico.

Mas um dos grandes destaques do G.P. da Austrália tem de ir para o 6.º lugar de Romain Grosjean na estreia do Haas F1 Team na Fórmula 1, resultado brilhante que o francês, em lágrimas, comemorava pelo rádio: «Isto é uma vitória para nós! Fizemos história! Bem-vindo à F1, Gene!».

Outro ponto de interesse e que muito promete para o resto do Mundial é o duelo que se desenha na Toro Rosso, para já com Sainz a levar a melhor sobre um furioso Verstappen que se achava mais rápido mas que nunca ouviu a equipa pedir ao espanhol para o deixar passar… Classificação:

PosPilotoEquipaTempo/Dif.
1.º Nico Rosberg Mercedes 1.48.15,565 h
2.º Lewis Hamilton Mercedes a 8,060 s
3.º Sebastian Vettel Ferrari a 9.643 s
4.º Daniel Ricciardo Red Bull a 24.330 s
5.º Felipe Massa Williams a 58.989 s
6.º Romain Grosjean Haas a 1.12.081 m
7.º Nico Hulkenberg Force India a 1.14.199 m
8.º Valtteri Bottas Williams a 1.15.153 m
9.º Carlos Sainz Toro Rosso a 1.15.680 m
10.º Max Verstappen Toro Rosso a 1.16.833 m
11.º Jolyon Palmier Renault a 1.23.399 m
12.º Kevin Magnussen Renault a 1.25.606 m
13.º Sergio Perez Force India a 1.31.699 m
14.º Jenson Button McLaren a 1 volta
15.º Felipe Nasr Sauber a 1 volta
16.º Pascal Wehrlein Manor a 1 volta
Marcus Ericsson Sauber Vibrações roda tras.
Kimi Raikkonen Ferrari Turbo
Rio Haryanto Manor Transmissão
Esteban Gutierrez Haas Colisão
Fernando Alonso McLaren Colisão
Daniil Kvyat Red Bull Prob. eléctrico

Incontornável foi a colisão do McLaren de Alonso na traseira do Haas de Gutierrez (o espanhol diz que, estando atrás do outro carro, não se apercebeu do ponto de travagem e que já travou tarde demais), com o McLaren a voar e a capotar, parando contra a protecção de pneus totalmente destruído! E só, de facto, o notável grau de segurança dos actuais F1 permitiu que Alonso saísse de dentro daquela amálgama praticamente sem intacto, apenas com um pequeno ferimento num joelho e, no dia seguinte, algumas dores ao nível das costas!

O Mundial de F1 segue no dia 3 de Abril com o G.P. do Bahrain, numa pista totalmente diferente, sob temperaturas certamente bem mais altas e o sempre problemático circuito no meio do deserto, com a areia soprada pelo vento a colocar diversos problemas a mecânicas e pilotos.

Partilhar Notícia.