F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Áustria – Os Ferrari «are alive» e os Mercedes meteram-se nas «boxes»…

A mais curta sessão de treinos livres pra o G.P. da Áustria provocou uma reviravolta na tendência observada no primeiro dia e, agora, é a Ferrari quem parece estar por cima, já muito perto da hora da qualificação! «The hills are alive», cantava Julie Andrews no intemporal filme «Música no Coração», rodado também nas montanhas que circundam a pista do Red Bull Ring e, perante o fabuloso tempo de Sebastian Vettel, bem apetece dizer que os Ferrari… «are alive»!

O alemão fez um treino sem incidentes, em que não só mostrou a rapidez do SF70H – já tirou 1,8 s ao melhor tempo do ano passado, evolução gigante numa volta temporalmente tão curta –, como uma invejável consistência. Porque fez várias séries de voltas em 1.05 baixos sempre com os mesmos pneus ultramacios. Significa também que teria bastante combustível no depósito, abrindo a porta do segundo 1.04 em configuração extrema de qualificação! Pelo caminho teve mais um desentendimento com Hamilton que não lhe terá deixado espaço numa das suas voltas rápidas…

O que nos pode frustrar o enorme espectáculo que se espera para a qualificação é o eventual aparecimento da chuva… Esteve prevista a sua chegada para este treino livre (que não se verificou), mas as previsões apontavam para um agravamento das condições para mais tarde. Esperemos que voltem a falhar, mas a verdade é que as condições, hoje, são bem diferentes das de ontem, com o céu mais nublado e a pista menos quente (cerca de 12 ºC menos) e poderá ter sido isso a colocar os Mercedes em maiores dificuldades e a dar novo ânimo aos Ferrari, mesmo se Raikkonen não consegue acompanhar Vettel, queixando-se da afinação do seu carro.

O treino de Lewis Hamilton terminou mesmo mais cedo, a 9 minutos do fim, quando o disco do travão da roda frente-direita se partiu e o Mercedes foi em frente na curva 3 (ex-curva 2), embora sem bater. O britânico levou o carro muito devagar para a «box» e já de lá não saiu. E a equipa chamou também Bottas, logo após o finlandês fazer um pião, e também não o deixou fazer as tradicionais simulações de arranque no final do treino. Estaria com receio de problema semelhante? Haverá problemas de travões nos Mercedes, logo numa pista particularmente exigente a esse nível?

Hamilton já sabe que não largará da «pole», mas quererá lutar pelo melhor tempo da qualificação para mitigar os efeitos da penalização de cinco lugares na grelha, por ter trocado a caixa de velocidades. A esse propósito, refira-se que a Mercedes esclareceu que a avaria da caixa não teve nada a ver com o toque de Vettel na traseira do carro de Hamilton, em Baku, ao contrário do que diziam as primeiras informações veiculadas... Era a segunda caixa do ano, a primeira tinha feito as seis corridas iniciais e esta tinha sido montada no Canadá e usada também em Baku. Na fábrica foi detectada uma avaria grave no interior da caixa e a Mercedes comunicou à FIA que a iria trocar na passada terça-feira, às 11.30 h. Mas tudo foi mantido em segredo, até à hora em que a FIA teve de o comunicar oficialmente, no final dos treinos de ontem…

Os Red Bull estiveram, essencialmente, a trabalhar para a corrida por perceberem que, não tendo aquele modo de motor para lutar com Mercedes e Ferrari na qualificação, têm um carro rápido para o Grande Prémio. A dúvida que fica é… em que terão estado a trabalhar, tanto a Red Bull como várias outras equipas que se esperava que fossem bastante mais rápidas e que estão muito abaixo do habitual (Force India, Williams e Renault, por exemplo).

Uma conjectura apenas: será que estão tão confiantes nas previsões que apontam para uma corrida realizada à chuva e trabalham já nas afinações dos seus carros para essas condições (maior altura ao solo, suspensões mais macias, mais carga aerodinâmica, etc.), que os tornam muito mais lentos com a pista seca? E que até lhes poderá ser benéfico caso a qualificação se realize já com a pista molhada? São apenas questões para tentar explicar porque estas três equipas habituais frequentadoras do «top tem» estão tão em baixo… Tempos do terceiro treino livre:

Aus3

A qualificação promete uma luta bem animada entre os Ferrari e os Mercedes, assim a pista se apresente seca. Aparentemente, Vettel está com mais trunfos na manga para lutar pela «pole» até porque, na prática, não tem a concorrência de Hamilton e Bottas não tem estado, este fim-de-semana, a um nível tão elevado como o seu colega de equipa. Se chover, contudo, tudo poderá ser diferente e haver resultados surpresa, num treino que arrancará às 13 horas de Portugal Continental e Madeira.

Partilhar Notícia.